Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Violência é a maior preocupação dos jovens, diz pesquisa

Paula Menna Barreto/ABr - 02 de maio de 2004 - 14:01

Dos 34,1 milhões de jovens brasileiros, mais da metade se preocupa com a falta de segurança no país. O primeiro Perfil da Juventude Brasileira, com idade entre 15 e 24 anos, aponta a violência como o problema mais sério para 55% dos jovens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens representam 20,1% da população brasileira.

A pesquisa, feita Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa (Sebrae), revela que a preocupação dos jovens está acima da média. Nas capitais e regiões metropolitanas, 63% deles se preocupam com o tema. Os afro-descendentes são os que mais temem. Ao todo, 60% citaram a violência como o problema que mais os preocupa atualmente. Na região Sudeste, essa precupação é maior, com índice de 65%.

Quando perguntados sobre assuntos que gostariam de discutir com os pais ou responsáveis, em um cenário estimulado pelos pesquisadores, 53% dos jovens apontaram a violência como tema principal, a maioria jovens mulheres, com índice de 54%.

O índice do tema violência aumentou quando a pergunta referiu-se ao assunto mais importante para para ser debatido pela sociedade - 63% disseram que gostariam de discutir com a população em geral sobre violência.

A pesquisa é inédita no Brasil e, segundo o governo federal, vai norter políticas públicas para essa população. "É preciso ter uma política pública específica para os jovens", diz o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República, que coordena um Grupo Interministerial da Juventude.

O Perfil da Juventude Brasileira foi realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Cidadania e o Instituto de Hospitalidade. O objetivo da pesquisa é servir de subsídio para políticas públicas voltadas para o jovem do Brasil.

SIGA-NOS NO Google News