Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/04/2005 12:55

Violência contra idosos será combatida

Priscilla Mazenotti / ABr

O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) vai aprovar hoje (12) o Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa. A proposta estabelece procedimentos para o combate à violência física e psicológica, ao abandono e à negligência com a população que tem mais de 60 anos.

O vice-presidente do Conselho, Paulo Roberto Ramos, afirma que é preciso enfrentar a violência no ambiente familiar. Cerca de 2/3 dos agressores são filhos ou cônjuges. "Precisamos enfrentar a violência simbólica que está inserida no imaginário social de que velho é aquele que não presta".

Ramos diz ainda que os números da violência não são seguros porque os idosos, muitas vezes, não têm coragem de denunciar. "As denúncias chegam por meio de vizinhos ou amigos de maneira que muitos dados da violência são acobertados. A informação nesses casos é fundamental. Os idosos precisam saber que não podem ser vítimas ou alvo de violência e devem ter sua dignidade respeitada".

O Plano de Ação prevê, para os próximos dois anos, a implantação de um disque-denúncia para violação aos direitos humanos, a capacitação de 20 mil cuidadores de idosos e o estabelecimento de convênio com o Ministério da Educação para garantir a alfabetização de pessoas idosas em todo o país. Além disso, haverá o estímulo à instalação de conselhos de idosos em pelo menos 20% dos municípios brasileiros.

O Plano também define os cuidados que os familiares devem ter no tratamento da pessoa idosa em casa. Para isso, estabelecerá a promoção de cursos para os parentes que cuidam dos idosos. As equipes do Programa Saúde da Família e dos Agentes de Saúde, por sua vez, serão capacitadas para orientar sobre o envelhecimento, além de ajudarem a adaptar a moradia dos idosos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)