Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vila Carvalho é campeã pela segunda vez consecutiva

Campo Grande News/ Paulo Fernandes e Ângela Kempfer - 16 de fevereiro de 2010 - 21:45

Trazendo a “a África e todos os deuses” para a Via Morena, a Vila Carvalho venceu o carnaval de Campo Grande. Foi a segunda vitória consecutiva da escola, que contou com mais de 500 integrantes no desfile.

Igrejinha e Unidos do Cruzeiro terminaram, respectivamente, na 2ª e 3ª posição. Para chegar a esse resultado, 30 jurados analisaram 10 quesitos.

Mestre da bateria da Vila Carvalho, Wlauer de Carvalho, de 18 anos, contou que chorou durante todo o desfile de tanta emoção. Ele é filho do diretor da escola e neto de um dos fundadores.

Wlauer lembra que a escola conseguiu quebrar a hegemonia da Igrejinha, que por anos venceu a competição, e que agora quem não quer mais "largar o osso" e a Vila Carvalho.

Para o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), a melhoria da qualidade dos desfiles ficou evidente em 2010 e é mérito das escolas que descobriram que não podem ficar dependentes de recursos públicos.

“A escola mais simples do ano passado, surpreendeu neste ano pela qualidade das fantasias. E as campeãs então, foi uma surpresa”, disse.

Por trás do esforço das escolas está a premiação em dinheiro, o que não ocorreu no ano passado, uma melhor estrutura (inclusive com mesa de som profissional), com transporte e mais arquibancadas, que manteve o público até o fim dos desfiles, e a intenção das escolas de convencer a prefeitura a fazer um sambódromo em Campo Grande. No último dia de desfile, no domingo, o público foi de 18 mil, segundo os organizadores.

Grupo de Acesso - No outro extremo, União do Buriti e União do São Francisco foram rebaixadas ao Grupo de Acesso. A União do São Francisco já largou em desvantagem, com uma penalidade de 50 pontos por causa de atraso e menor número de carros alegóricos e integrantes.

No Grupo de Acesso, a “Unidos do Aero Rancho”, com o tema “Os imortais e a Arcádia Pantaneira”, relembrando os escritores sul-mato-grossenses, conquistou 268,5 pontos e carimbou o passaporte à elite do carnaval campo-grandense.

Neste ano, uma das exig~encia para entrar no grupo de acesso é que, mesmo vencendo, a campeã teria de alcançar 80% da pontuação em todos os quesitos. "Para evitar que a vencedora suba e depois caia, precisamos exigir qualuidade", diz o presidente da Liga de Escolas de Smaba, Eduardo Souza.

Já a “Acadêmicos do Pró-Morar”, com o samba-enredo “Respeite a Vida no Trânsito, não beba, não corra, não mate e não morra”, obteve 260,5 pontos.

Mesmo no segundo colocado, o autor do samba enredo da Igrejinha avalia que a escola deu uma contribuição fundamental, quando o assunto é Carnaval. Levou para a avenida a história da 14 de Julho, conhecida por poucos. "Ningu´´em sabia que esse nome é por causa da queda da bastilha na França, por exemplo".

O samba empolgou também os organizadores e membros da Fundac, mas levou apenas o título de vice em 2010. O último campeonato da escola foi em 2008.

Apesar de confusão protagonizada por jovens da Catedráticos do Samba, que levou enredo sobre centenário do Corinthians à avenida, o vice-presidente da Catedráticos diz que no ano que vem o desfile será ainda mais bonito, sem problemas, "porque temos de ganhar nosso sambódromo", comenta.




SIGA-NOS NO Google News