Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vigilância vai cadastrar entrada de cana-de-açúcar em MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 22 de março de 2005 - 11:02

Sob coordenação da vigilância sanitária estadual, as vigilâncias municipais devem fazer trabalho de orientação junto aos garapeiros e monitorar a entrada de cana-de-açúcar nas cidades e em Mato Grosso do Sul. A comunicação para que as estruturas municipais se mobilizem está sendo feita hoje, segundo o coordenador estadual de Vigilância Santiária, Márcio Toledo.
A ação é motivada pelo casos de contaminação e morte de pessoas por doença de chagas em Santa Catarina, após consumirem caldo de cana. A questão, segundo Toledo, é inusitada e reflete mudanças no ecossistema.
O habitat natural do mosquito transmissor da doença, o barbeiro, são casas de palhoça e pau a pique, mas com o desmatamento, por questão de sobrevivência, esses insetos buscam outras alternativas, como é o caso dos canaviais.
A princípio não há previsão de proibição de venda de garapa em Mato Grosso do Sul. O que deve ser feito é uma campanha de orientação, atentando esses comerciantes para condições higiênicas e sanitárias de produção, tomando cuidado para que a matéria-prima não seja esmagada com o inseto ou mesmo resquícios de fezes de animais. Também será feito mapeamento sobre a procedência da cana-de-açúcar, o que Toledo não acredita ser difícil considerando que o número de fornecedores é mais concentrado que o de vendedores.

SIGA-NOS NO Google News