Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vídeo-aulas de processo eletrônico recebem mais de 500 acessos

OAB - 07 de janeiro de 2012 - 07:33

Está disponível desde o dia 30 de novembro a primeira série de vídeo-aulas sobre processo judicial eletrônico produzido pela Comissão de Direito Eletrônico (CDE) da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

O vídeo que pode ser visualizado no site da OAB/MS, através do canal Biblioteca Virtual, já recebeu mais de quinhentos acessos em um mês de publicação on line. O advogado Leopoldo Lopes, presidente da CDE, que ministrou as vídeo-aulas diz que, “considerando o tema que envolve o novo processo judicial eletrônico, já em funcionamento no Brasil inteiro e em grande parte de Mato Grosso do Sul, a produção destes vídeos-aula e vídeos-tutoriais representam o resultando do Projeto ‘ESA Vai ao Interior’, com tema relacionado às práticas processuais por meio eletrônico”.

Através das vídeo-aulas a OAB Seccional de Mato Grosso do Sul objetiva a elucidação dos principais pontos que envolvem a Lei 11.419/06 (Lei do Processo Judicial Eletrônico) e sua aplicação prática, nos tribunais que exercem jurisdição no Estado. Lopes acrescenta que “ainda, a intenção é disponibilizar os conteúdos na nuvem, isto é, de modo que os advogados sul-mato-grossenses possam assisti-los a qualquer hora e de qualquer lugar”.

O material foi produzido e disponibilizado pela OAB/MS que, mesmo ainda em fase experimental, pretende lançar vários outros vídeos à medida que forem sendo gravados e editados. A idéia é alimentar a Biblioteca Virtual do site da instituição com conteúdos multimídia de fácil acesso.

Lopes explica que “muitas vezes, devido ao tamanho e duração dos vídeos, há necessidade de se dividir em blocos. No caso da vídeo-aula teórica sobre peticionamento eletrônico, foi disponibilizada em quatro partes, sendo que os vídeos relativos à prática foram disponibilizados à partem divididos por tribunal/sistema”.

De acordo com o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, “a meta é atingir o maior número possível dos advogados do Estado, para que possam se atualizar sem a necessidade de deslocamento, especialmente os colegas do interior”, destacou.

Através deste sistema é possível adquirir o material em outros suportes (cd, dvd, pendrive ou outros). Mas, por enquanto, os vídeos estão sendo disponibilizados somente pela Internet (website da OAB/MS), tendo em vista a necessidade de familiarização do advogado para com a rotina de acessar o portal em busca de novidades. O website da OAB/MS está caminhando para a chamada \"web 2.0\", com novidades para 2012.

Veja em http://migre.me/7qYMi

SIGA-NOS NO Google News