Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vida saudável: achar que a gente vale a pena

Agência Notisa - 28 de setembro de 2004 - 15:22

Em um dos workshops mais concorridos do 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Nuno Cobra, que foi preparador físico de Ayrton Senna, deu a receita para uma vida mais saudável.

Especial Agência Notisa, direto do Riocentro, 59º Congresso Brasileiro de Cardiologia



"O Ayrton Senna não tinha talento nenhum. Tinha um dom: o dom de fazer". Com essa frase, Nuno Cobra, preparador físico que ficou famoso por acompanhar um dos maiores atletas do automobilismo internacional, iniciou o worshop "Como adotar um estilo de vida saudável", na manhã do terceiro dia do 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Contradizendo a opinião popular, Nuno Cobra disse que a tarefa do bom preparador físico não é deixar o atleta com um corpo perfeito e uma resistência invejável. "O meu papel é fazer com que o atleta adote um estilo de vida saudável, esteja em equilíbrio com sua mente, respeite seus limites, saiba onde e quando pode ultrapassar suas próprias barreiras", explica Nuno.

De forma bastante descontraída, interagindo com a platéia, que lotou o auditório, Nuno Cobra alfinetou muitos conceitos apregoados pela grande mídia, como representantes de uma vida saudável. "Você ser um cara todo musculoso é algo que faz tão mal quanto a gordura. Músculo faz tanto mal quanto gordura, porque também precisa de sangue", explica o preparador. Na opinião dele, além de não fazer bem para a saúde, o excesso de musculação ainda causa envelhecimento precoce. "Quem quiser envelhecer mais rápido é só exagerar na malhação e comer bastante. Para envelhecer é só exagerar em tudo, é muito fácil", brinca o palestrante.

Quando o assunto é alimentação, Nuno Cobra é enfático: o ser humano não precisa de tanta comida quanto consome. Segundo ele, por herança dos tempos de grande carência alimentar, o homem tende a comer além do que precisa, inconscientemente, prevenindo-se de uma falta de alimento, a qual nunca chega. "A pessoa come muito, mesmo sem precisar. Não precisa comer tanto assim. E ainda por cima come errado. Quer dizer, acho que todos querem envelhecer e morrer logo. É um processo de auto-destruição, deve ser", ironiza Cobra.

Sobre esse processo que chamou de "auto-destruição", o preparador falou que pode ser observado em diversas circustâncias. Citou que, naquele momento da palestra, parecia que estava falando para uma platéia de mortos. "Alguem está vivo aqui? Se tem alguem vivo, porque não respira? Sim, ninguém está respirando aqui. Quem está vivo tem que respirar fundo, trocar com o meio ambiente. Respirar é estar vivo. respirem muito e sempre", aconselhou. Segundo ele, todos possuem muitos vagõezinhos dentro de seus corpos - a hemoglobina - que sai transportando vida - ar - por dentro do organismo. "Ar é vida", definiu Nuno Cobra.

Sobre o tema mais aguardado na fala do preparador físico - a atividade física - Nuno mais uma vez, citou a idéia da "auto-destruição" para justificar a ausência da prática de exercícios físicos. "Todo mundo reclama que não pensa, não tem criatividade. É lógico, porque não tem sangue no cérebro. O sangue está parado, porque ninguem se movimenta", explica o preparador, que vai além. Segundo ele, a pessoa sabe que mantem uma rotina diária de vida pouco saudável, mas, mesmo assim, não faz nada para mudar a realidade. "Você não faz nada para mudar isso, justamente, porque quer se destruir mesmo. É inconsciente. Se você acordasse e fosse caminhar, sua vida iria mudar e você seria uma pessoa mais feliz. Mas, na nossa sociedade, ser feliz é um dos maiores crimes que se pode cometer", polemizou Nuno Cobra.

O palestrante citou os pais, a escola, a religião e o pecado como pilares da manutenção da ordem social e, portanto, de uma estrutura que preza a infelicidade, a insatisfação. De acordo com sua opinião, a consciência coletiva cobra o desgaste, a insatisfação, a inconstância. "Toda hora eu escuto a seguinte frase: 'devo estar com alguma doença grave, pois tenho andado me sentindo muito bem, não sinto nada e isso pode ser mal'. Preciso dizer mais alguma coisa? A gente acha que tem que sofrer, por causa dessa sociedade anulante em que vivemos", ressaltou Nuno Cobra. Para ele, as pessoas precisam procurar sua própria felicidade, mesmo indo contra princípios religiosos, sociais ou psicológicos.

Na opinião do palestrante, o homem precisa reservar um tempo maior de sua vida para si próprio. Com bom humor característico, Nuno sugeriu que, na agenda de compromissos do dia, seja marcada uma hora para si mesmo. "Vou olhar para a minha agenda e, às 17 horas, vou ler 'reunião com o Nuno, quem é esse tal Nuno?', e sou eu mesmo. Aí vou lembrar que aquela lá é a minha hora. Precisamos desse tempo", aconselhou o preparador físico.

De acordo com Nuno Cobra, enquanto o homem não entender que seu corpo, sua mente, sua vida e o encontro com sua felicidade dependem dele próprio, não vai conseguir alcançar seus objetivos. "Respondendo à pergunta de como adotar uma vida saudável? Simples. A gente precisa achar que a gente vale a pena", concluiu.

SIGA-NOS NO Google News