Cassilândia, Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

19/08/2017 11:00

Vida ativa no combate ao câncer

Gazeta Esportiva

 

Que uma vida ativa e saudável reduz os riscos de ataques cardíacos e de doenças cardiovasculares todo mundo sabe. Mas, que protege, previne e trata contra o câncer, isso não é de conhecimento geral.

Nos últimos anos, foram publicados vários estudos demonstrando que, independentemente do peso corporal, seja peso magro (massa magra, músculos) ou peso gordo (gordura), mulheres e homens ativos fisicamente apresentam menor risco de desenvolver alguns dos tipos mais presentes de câncer em nós, seres humanos: câncer de mama, de próstata e de cólon.

Não sendo obeso, esse menor risco de desenvolver tumores aumenta e se relaciona com uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, em inglês), que identificou 14 tipos de câncer relacionados com excesso de peso e obesidade. São eles: cólon, estômago, esôfago, fígado, tireóide, esôfago, vesícula, rim, mama, útero, pâncreas, ovário, meningioma (tipo de tumor cerebral) e mieloma múltiplo (câncer que afeta um subtipo de células da medula óssea, os plasmócitos).

Além de ajudar a prevenir essa doença crônica em quem nunca a teve, o exercício está relacionado também no tratamento de quem já tem ou teve câncer, fazendo parte do tratamento pesado que envolve também a medicação, radio e quimioterapia, aumentando consideravelmente as chances de cura.

Dois estudos recém-publicados reforçam essa hipótese de que a atividade física aumenta as chances de cura de quem teve câncer. Os dois estudos foram realizados com pacientes com câncer de cólon e abrangeram o período iniciado seis meses antes da operação e encerrado quatro anos depois dela. E nos dois, os resultados foram semelhantes: andar pelo menos cinco a seis quilômetros em uma hora, quatro a cinco vezes por semana, reduziu a mortalidade por recidiva da doença entre 50% e 60%. Trata-se de um dado valioso, uma vez que em nenhum tipo de radioterapia ou de quimioterapia, por mais agressiva que seja, demonstrou provocar tamanho impacto.

Portanto, manter-se ativo e com uma alimentação saudável, além de todos os benefícios de qualidade de vida e saúde que traz, nos torna também mais fortes e com menor risco de desenvolver diversos tipos de câncer.

E você, já se exercitou hoje? Se não, se alimente e se hidrate e vá, pois, vida ativa é vida saudável!

Matheus Pavan - Formado em Educação Física pela PUC-Campinas, especializado em Personal Trainer, emagrecimento, qualidade de vida e saúde. Possui duas certificações mundiais em Personal Training (RTS e WTTC).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)