Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vida ativa no combate ao câncer

Gazeta Esportiva - 19 de agosto de 2017 - 11:00

Que uma vida ativa e saudável reduz os riscos de ataques cardíacos e de doenças cardiovasculares todo mundo sabe. Mas, que protege, previne e trata contra o câncer, isso não é de conhecimento geral.

Nos últimos anos, foram publicados vários estudos demonstrando que, independentemente do peso corporal, seja peso magro (massa magra, músculos) ou peso gordo (gordura), mulheres e homens ativos fisicamente apresentam menor risco de desenvolver alguns dos tipos mais presentes de câncer em nós, seres humanos: câncer de mama, de próstata e de cólon.

Não sendo obeso, esse menor risco de desenvolver tumores aumenta e se relaciona com uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, em inglês), que identificou 14 tipos de câncer relacionados com excesso de peso e obesidade. São eles: cólon, estômago, esôfago, fígado, tireóide, esôfago, vesícula, rim, mama, útero, pâncreas, ovário, meningioma (tipo de tumor cerebral) e mieloma múltiplo (câncer que afeta um subtipo de células da medula óssea, os plasmócitos).

Além de ajudar a prevenir essa doença crônica em quem nunca a teve, o exercício está relacionado também no tratamento de quem já tem ou teve câncer, fazendo parte do tratamento pesado que envolve também a medicação, radio e quimioterapia, aumentando consideravelmente as chances de cura.

Dois estudos recém-publicados reforçam essa hipótese de que a atividade física aumenta as chances de cura de quem teve câncer. Os dois estudos foram realizados com pacientes com câncer de cólon e abrangeram o período iniciado seis meses antes da operação e encerrado quatro anos depois dela. E nos dois, os resultados foram semelhantes: andar pelo menos cinco a seis quilômetros em uma hora, quatro a cinco vezes por semana, reduziu a mortalidade por recidiva da doença entre 50% e 60%. Trata-se de um dado valioso, uma vez que em nenhum tipo de radioterapia ou de quimioterapia, por mais agressiva que seja, demonstrou provocar tamanho impacto.

Portanto, manter-se ativo e com uma alimentação saudável, além de todos os benefícios de qualidade de vida e saúde que traz, nos torna também mais fortes e com menor risco de desenvolver diversos tipos de câncer.

E você, já se exercitou hoje? Se não, se alimente e se hidrate e vá, pois, vida ativa é vida saudável!

Matheus Pavan - Formado em Educação Física pela PUC-Campinas, especializado em Personal Trainer, emagrecimento, qualidade de vida e saúde. Possui duas certificações mundiais em Personal Training (RTS e WTTC).

SIGA-NOS NO Google News