Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/08/2008 07:59

Vice-governadora de Okinawa chega a Campo Grande dia 26

A comitiva da vice-governadora de Okinawa, Katsuko Asato, chega a Campo Grande na próxima terça-feira, 26 de agosto. A vice governadora vem a Campo Grande para retribuir a visita que o governador André Puccinelli fez ao Japão em março deste ano. Além da visita de retribuição, Asato também participa da Exponipo 2008, que este ano homenageia Okinawa.

Hoje, Mato Grosso do Sul tem a segunda maior comunidade Okinawa do Brasil e a terceira maior comunidade de descendentes japoneses. Conforme os dados do IBGE, 1,4% da população do Estado é nikkei (japonês ou com descendência), perdendo apenas para São Paulo (1,9%) e o Paraná (1,5%).

Okinawa é uma província mais ao sul do Japão. Consiste em 169 ilhas que formam o arquipélago Ryukyu, numa cadeia de ilhas de 1000 km de comprimento. Okinawa fazia parte de um reino independente, o reino Ryukyu. Por isso Okinawa desenvolveu uma cultura própria, e parte de sua história significativamente diferenciada do resto do Japão.

Agenda
A comitiva e a vice-governadora participam no dia 26, as 18h30 da abertura oficial das festividades do Centenário da Imigração Japonesa de Okinawa de Campo Grande e também da homenagem que será feita aos descendentes dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil.

No dia 27, às 9 horas, ela participa no Sebrae/MS da solenidade de premiação do Concurso Fotográfico promovido pela Brasil Telecom, alusivo ao aniversário de Campo Grande e aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Depois, às 10 horas, ela segue para o gabinete do prefeito Nelson Trad Filho e às 11h30, ela segue para governadoria e almoça com o governador, André Puccinelli. À noite, a comitiva visita a Feira Central de Campo Grande para conhecer a influência da cultura de Okinawa em Campo Grande.

Exponipo 2008
O presidente da Assoc! iação Ok inawa de Campo Grande, Jorge Tamashiro, recepciona a comitiva e também promove a Exponipo 2008 para celebrar os 100 anos da imigração japonesa Okinawa no Brasil e também o aniversário de Campo Grande, um dos berços da comunidade nikkei no País. Este ano, o tema do evento é II Mostra de Negócios e Cultura da Comunidade Nikkei. O evento tem entrada franca e acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, na sede da Associação Okinawa de Campo Grande (Rua dos Barbosas, 110, no bairro Amambaí).

A mostra contará com palestras educativas e de negócios, oficinas de ikebana, cerâmica, artesanato, e exposição sobre o Kasato Maru (o primeiro navio a trazer imigrantes japoneses para o Brasil). As comidas típicas como o sobá também serão uma das atrações da festa. Os atendimentos empresariais para os descendentes interessados em abrir novos negócios e também para dekasseguis (estrangeiros que vão ao Japão para trabalhar).

Parceiros
O Exponipo 2008 é realizado pela Associação Okinawa de Campo Grande, conta com a Organização da Travel Way e apoio Caixa Econômica Federal, Correios, Sebrae, Governo do MS, Fundação de Cultura.

Informações sobre o evento na Travel Way, pelo telefone: (067) 3326-3326.

Autor: Fabiane Sato

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)