Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Viagem de Pontes ao espaço impulsionará setor científico

Juliana Andrade/ABr - 23 de março de 2006 - 11:50

O lançamento da nave russa Soyuz TMA-8, que levará ao espaço o primeiro astronauta brasileiro, o tenente-coronel Marcos Pontes, está marcado para a próxima quarta-feira (29), às 23h29, horário de Brasília. O vôo partirá da base de Baikonur, localizada no Cazaquistão.

Em entrevista coletiva às emissoras de rádio da Radiobrás (Nacional AM de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, destacou que a Missão Centenário – nome da viagem espacial - impulsionará o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Gaudenzi disse que a viagem de Marcos Pontes representa a possibilidade de aproximar o Programa Espacial Brasileiro da população, tornando-o mais conhecido. Segundo ele, o Brasil faz parte de um grupo restrito de países que possuem programas espaciais completos, o que significa ter um centro de lançamentos, um veículo lançador e satélites. "O programa espacial brasileiro, com os altos e baixos, tem prosseguido e tem que prosseguir", avaliou.

Além de Marcos Pontes, outros dois astronautas, o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov, integram a tribulação que viajará à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A previsão é que o brasileiro permaneça oito dias na estação espacial. Já o russo e o norte-americano deverão ficar no espaço durante seis meses.

SIGA-NOS NO Google News