Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/05/2004 15:28

Viagem de Lula à China renderá 24 acordos

Edla Lula/ABr

Vinte e quatro acordos devem ser assinados durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Dez são memorandos de intenção entre os dois governos e outros 14 são entre empresas privadas. São acordos nas áreas científica e tecnológica, comercial e de serviços. “Estamos dando um novo dinamismo à relação Brasil e China”, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

No caso dos governos, os acordos mais esperados são os de cooperação na recuperação da malha ferroviária brasileira e a aprovação do visto para viagens de negócios de um lado e de outro. Com relação ao setor empresarial, a Vale do Rio Doce, Telemar, Embraer, Petrobras e Varig estão entre as grandes empresas que farão negócios.

Amorim disse que o mundo reconhece a política empreendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por um novo mapa econômico mundial.

O chanceler brasileiro ressaltou, entretanto, que, ao contrário de ser um tipo de rompimento com os países desenvolvidos, essa nova geografia econômica pode beneficiar a todos. “O que estamos fazendo não é contra ninguém, é a nosso favor. Se o Brasil crescer e a China crescer e o comércio entre ambos crescer e o comércio entre a América do Sul e a China crescer, isto só vai fazer com que o nosso mercado seja atraente para os próprios Estados Unidos”, disse.

Ele lembrou que o acordo entre Mercosul e União Européia, que deve ser tratado na reunião de Guadalajara nessa semana, tende a avançar. “Não vejo no comércio internacional uma relação de concorrência de uma coisa no lugar da outra. Uma coisa soma-se à outra. Isso é bom para todos”, argumentou.

Amorim disse que os Estados Unidos são grandes demais para ficarem preocupados com o progresso da política externa brasileira, em uma alusão ao editorial de ontem do jornal Financial Times, que tratava do assunto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)