Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/11/2009 12:58

Vettel vence última corrida do ano e fica com o vice

Gazeta Esportiva

Beneficiado por uma falha na McLaren de Lewis Hamilton, o alemão Sebastian Vettel conquistou a vitória neste domingo e fechou a temporada 2009 da Fórmula 1 com o vice-campeonato. Além disto, o piloto da Red Bull escreveu seu nome na história da categoria ao ser o primeiro vencedor do GP dos Emirados Árabes Unidos.

Na classificação geral, Vettel fecha o ano com 84 pontos, contra 77 do brasileiro, dono da quarta posição em Abu Dhabi. Com o título garantido desde o GP do Brasil, Jenson Button ficou em terceiro lugar no Oriente Médio, enquanto o companheiro de Vettel, Mark Webber, foi o segundo colocado.

Hamilton não pôde aproveitar a superioridade da McLaren na Yas Marina porque problemas no freio e uma vibração em sua roda traseira direita o fizeram abandonar na 21ª volta. Antes, o inglês já havia escapado do traçado e travado os pneus dianteiros, mas tais erros não haviam comprometido a sua liderança.

Sem precisar executar a ultrapassagem, Vettel manteve a tranquilidade para não errar e nem danificar seu carro até a linha de chegada. Novidade da etapa, o crepúsculo serviu mais para criar belas imagens que para dificultar a vida dos pilotos - ninguém cometeu grandes erros por conta da inédita mudança de luminosidade durante a corrida.

Apesar do abandono de Hamilton, a McLaren confirma a terceira colocação no Mundial de Construtores porque a Ferrari teve um final de campeonato melancólico e não pontuou. Futuro piloto da equipe, Fernando Alonso também foi mal, despedindo-se da Renault com a 14ª posição.

Em uma corrida sem grandes emoções, destaque para Kamui Kobayashi, da Toyota. Correndo no lugar do lesionado Timo Glock, o japonês repetiu o bom desempenho em Interlagos e somou seus três primeiros pontos na história da categoria ao ser o sexto colocado.

Na última corrida da BMW na Fórmula 1, Nick Heidfeld somou quatro pontos ao ser o quinto, enquanto Robert Kubica não pontuou. Comprado pelo misterioso grupo suíço Swiss Qadbak Investments, o time tenta arrumar um lugar no grid em 2010, mas ainda depende da aprovação dos outros times.

A Fórmula 1 agora só retoma as atividades em 14 de março, com o GP do Bahren abrindo o próximo Mundial. Entre as novidades da disputa estarão três novas escuderias: USF1, Manor e Campos, que contará com o brasileiro Bruno Senna. Na área técnica, as inovações ficarão por conta do fim do reabastecimento durante a prova e a proibição das mantas aquecedoras para os pneus.

A corrida - Beneficiado pelo KERS, Lewis Hamilton não teve problemas na largada, mantendo a ponta com tranquilidade. O mesmo, porém, não se pode dizer de Rubens Barrichello, que perdeu parte da asa em um toque com Mark Webber na briga pela terceira posição.

O problema ocasionou uma queda de rendimento no carro do piloto da Brawn GP, o que possibilitou a ultrapassagem de Jenson Button. Aos poucos, porém, o brasileiro se acostumou com a nova situação e passou a virar bons tempos, de maneira que sequer arrumou o problema em sua primeira parada dos boxes.

Com a corrida sob controle, Hamilton foi forçado a retirar sua McLaren da corrida pouco após seu pit stop inicial. Quase que simultaneamente, o novato Jaime Alguersuari passou perto de prejudicar a prova de Vettel ao se confundir e entrar nos boxes da Red Bull, ao invés do da co-irmã Toro Rosso.

Desesperados, os mecânicos da Red Bull mandaram o espanhol embora segundos antes de Vettel chegar. Sem gasolina para completar mais uma volta, Alguersuari teve sua prova encerrada.

Daí para frente, a prova tornou-se ainda mais burocrática até as quatro voltas finais, quando Button alcançou Webber e passou a tentar a ultrapassagem, gerando um belíssimo encerramento de campeonato. Na frente, Vettel precisou apenas levar o carro até o final da disputa para vencer pela quarta vez no ano e assegurar o segundo lugar em sua terceira temporada na Fórmula 1.

Confira o resultado final do GP dos Emirados Árabes Unidos:

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 55 voltas
2: Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 17s8
3: Jenson Button (ING/Brawn) - a 18s4
4: Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - a 22s7
5: Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 26s2
6: Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - a 28s3
7: Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 34s3
8: Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 41s2
9: Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 45s9
10: Robert Kubica (POL/BMW) - a 48s1
11: Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 52s7
12: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 54s3
13: Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 59s8
14: Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 1min09s6
15: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 1min34s4
16: Romain Grosjean (FRA/Renault) - a uma volta
17: Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a uma volta
18: Adrian Sutil (ALE/Force India) - a uma volta

Abandonaram:
Lewis Hamilton (ING/McLaren)
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)