Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vettel vence a quinta vez seguida

Correio do Estado/ Terra - 13 de outubro de 2013 - 07:29

Não foi tão fácil quanto parecia, mas Sebastian Vettel manteve no Japão sua rotina de vitórias na temporada de 2013 da Fórmula 1. O francês Roamin Grosjean, da Lotus, tentou se intrometer no domínio das Red Bulls, que tinham liderado o treino classificatório. Mas Webber conseguiu assumir a ponta na segunda metade da corrida e, com uma parada no boxe a mais, viu Vettel terminar na liderança. Único rival do alemão na disputa pelo título, Fernando Alonso, fez uma corrida de regularidade e terminou na quarta posição. Já o outro piloto de Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, cometeu um erro e terminou na décima colocação.

Até agora Vettel ganhou todas as corridas disputadas após a pausa de verão da Fórmula 1 e por isso tem consolidado sua caminhada para o quarto título consecutivo. Ele está com 295 pontos, enquanto Alonso alcançou 205. Restam ainda mais quatro corridas até o final da temporada, sendo que a última será disputada no Brasil.

Pelo histórico na temporada e pela classificação no grid, era esperada uma corrida tranquila para a Red Bull. Mas essa expectativa acabou na largada, já que Grosjean pulou da quarta para a primeira posição. Mas o início foi pior para Hamilton, que tocou em Vettel, teve seu pneu furado e pouco depois saiu da corrida.

Mais atrás, Fernando Alonso fez uma boa largada, pulou para a sexta posição e ficou na cola de Felipe Massa, mesmo após a rápida troca de pneus dois dois. À frente, Webber e Vettel também mantiveram suas posições, em segundo e terceiro, respectivamente.

A esperada troca de posições na Ferrari só aconteceu na 20ª volta, quando Alonso superou Massa na reta do boxe. Porém, ele ainda tinha Hulkenberg pela frente, antes de alcançar as Red Bulls. Em uma corrida surpreendente, o alemão superou Daniel Ricciardo - que tinha atrasado a parada nos boxes - e estava na quarta posição.

Com tanta disputa nas posições de trás, a briga pela frente ficou distante e pelo menos passou a ser agitada. Primeiro Grosjean viu Webber se aproximar, mas o australiano antecipou sua ida para os boxes e caiu para terceiro. Com isso, Vettel ficou livre para brigar pela vitória e ganhou mais uma posição sem precisar ultrapassar, já que chegou a hora do francês da Lotus também parar.

Quem também teve problemas por parar nos boxes foi Felipe Massa - ele excedeu a velocidade permitida e foi punido com um drive-thru por isso.

Enfim chegou a hora de Vettel trabalhar para ganhar posição: depois que Webber passou por Grosjean, o francês ainda estava entre os carros da Red Bull, mas foi ultrapassado na volta 42, após bonita manobra do alemão. Imediatamente depois disso, Webber fez sua esperada terceira ida para os boxes e deixou Vettel na liderança.

Com a vitória praticamente definida, as emoções finais ficaram por conta de Alonso e Webber. O primeiro superou Hulkenberg em uma ultrapassagem perigosa e alcançou a quarta colocação. Já o australiano da Red Bull disputou a segunda posição com Grosjean e só conseguiu conquistá-la na penúltima volta.

SIGA-NOS NO Google News