Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/07/2005 16:34

Veto ao gado paraguaio pode sair na terça-feira

Acrissul

A decisão de revogar a circular 28 que permite a importação de gado paraguaio, que entrou em vigor no dia 13 deste mês, deve ocorrer na próxima terça-feira, quando a Câmara Setorial da Carne, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reúne em Brasília, tendo na pauta este assunto. Na segunda-feira, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, receberá o parecer da Consultoria Jurídica sobre as implicações legais da revogação do texto.

Essa preocupação legal existe porque o Brasil é signatário de tratado internacional que permite o livre comércio de bovinos, exceto para abate, e carne do animal, entre os países que assinaram o acordo. O Paraguai conseguiu esta credencial ao ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação. “Há uma grande preocupação do ministro em não tomar uma atitude equivocada”, disse Márcio Portocarrero, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa.

Portocarrero explicou que o ministro tomou esta atitude ao ser informado por ele das implicações econômicas em Mato Grosso do Sul – onde ocupou cargos públicos no Governo estadual – uma vez que o gado e carne só poderão entrar no Brasil pelos postos da fronteira localizados em Ponta Porã/Pedro Juan Caballero e Novo Mundo/Salto Del Guairá. “Embora o assunto seja de responsabilidade da Secretaria de Defesa Agropecuária (órgão do Mapa), eu levei a questão ao ministro porque o governador (Zeca do PT) me ligou e pediu para que eu resolvesse a questão”, disse Portocarrero, demonstrando grande expectativa em obter uma resposta que beneficie os pecuaristas do Estado.

A resposta da consultoria ao ministro será dada na segunda-feira, com Rodrigues levando para discussão na reunião da Câmara Setorial da Carne na próxima terça-feira, a partir das 14h30min, no próprio ministério. Embora haja a reunião, a revogação da circular dependerá do ministro, uma vez que só ele tem o poder para adotar este procedimento administrativo no Mapa.

Fonte: Jornal Correio do Estado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)