Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

27/07/2006 15:29

Vetado projeto que regulamenta profissão de jornalistas

Edson Sibila/Campo Grande News

O presidente Luis Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei nº79/2004, que alterava o exercício da profissão de jornalista. O veto foi publicado hoje 27 no Diário Oficial da União – DOU. Aprovado anteriormente pelo Congresso Nacional, o projeto aumentava de 11 para 23 as atividades que poderiam ser praticadas por jornalistas diplomados.

Profissões como fotógrafos, cinegrafistas, comentaristas e ilustradores, entre outras funções, só poderiam ser exercidas por profissionais com diploma. Na opinião do governo, a exigência do diploma caracterizava excesso na regulamentação da profissão, além limitar o direito à informação.

De acordo com o veto, é dever do Estado garantir o pleno acesso às fontes de informação para qualquer cidadão. Por isso, não seria válido negar a possibilidade de um economista consagrado assinar uma coluna periódica e remunerada de economia, por exemplo, já que limitaria o direito à informação.

O projeto provocou controvérsias no setor de comunicação. A organização não-governamental internacional Repórteres sem Fronteira considerou “perigosa” a proposta. A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Nacional de Jornalistas (ANJ) também se manifestaram contrários à proposta e argumentaram que ela seria uma forma de controlar a mídia.

Já a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e vários sindicatos de jornalistas defenderam o projeto com a alegação de que proporcionaria uma reserva de mercado para os profissionais com diploma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)