Cassilândia, Terça-feira, 29 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

31/10/2003 14:12

Verdadeira origem do dia das bruxas ainda é mistério

Luciano Shakihama/Campo Grande News

Lendas sobre o Halloween, Dia das Bruxas, são iguais à festa. Existem várias. Uma delas conta que o dia 31 de outubro encerrava o calendário do povo celta. A comemoração, celebrada há 2 mil anos, tinha o objetivo de reunir os vivos e os mortos. A festa chegou ao continente norte-americano através da colonização irlandesa.
Outra hipótese, segundo o site yellowallet.com.br, é de que a ocasiao é conhecida como a vigilia da Festa de Todos os Santos, dia 01 de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem tracos do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra a Pamona (deusa das frutas), e tambem do Festival Druida de Samhain (Senhor da Morte e Principe das Trevas) que, de acordo com a crenca, reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para leva-los ao ceu dos druidas neste exato dia. Para os druidas, Samhain era o fim do verao e o festival dos mortos. 31 de outubro marca tambem o termino do ano celtico.
Ainda segundo o site, no período Pre-Cristão, acreditava-se que os espiritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes a procura de calor e provisoes, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Principe das Trevas. Os Druidas invocavam forcas sobrenaturais para acalmar os espiritos maus. Estes raptavam criancas, destruiam plantacoes e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talves fossem acesas para guiar os espiritos as casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas. A inclusao de feiticeiras, fadas e duendes nestes rituais, originou-se da crenca paga de que, na vespera do Dia de Todos os Santos havia uma grande quantidade de espiritos de mortos que levavam avante uma oposicao aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebracao de Todos os Santos com festas e folias proprias deles mesmos. Supunha-se que fantasmas " frustados" pregavam pecas nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.
Com o passar dos tempos, a comemoracao do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestigios sombrios e tenebrosos da tradicao celtica, tornando-se mais conhecida na America apos a emigracao escocesa em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados a fim de que houvesse adaptacao as novas maneiras de viver. Como exemplo temos as Jack-O-Lanterns (cabeças de abóboras)
que, feitas com nabos primitivamente, passaram a ser feitas com abóboras. As Jack-O-Lanterns sao um dos simbolos mais conhecidos do Halloween e tem sua origem entre os irlandeses.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 29 de Setembro de 2020
Segunda, 28 de Setembro de 2020
10:08
Campo Grande
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)