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Vendas no comércio crescem 7,6% em janeiro

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 15 de março de 2005 - 13:50

As vendas no comércio de Mato Grosso do Sul tiveram crescimento de 7,69% em janeiro deste ano comparadas ao mesmo período do ano passado. A PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que o Estado teve desempenho acima da média nacional, que foi de 6,24% de reação.
Em 12 meses o aumento de vendas em Mato Grosso do Sul foi de 13,95%, quando em âmbito nacional foi de 9,25%. As seis maiores taxas mensais vieram de Alagoas (23,47%); Rio Grande do Norte (18,77%); Pernambuco (13,36%); Maranhão (13,27%); Bahia (12,59%) e Paraíba (12,49%). Já os maiores impactos na formação da taxa global do varejo foram de São Paulo (5,16%); Minas Gerais (8,53%); Bahia (12,59%); Paraná (6,95%); Rio Grande do Sul (4,55%) e Santa Catarina (8,17%).
Segundo o IBGE, a atividade de Móveis e eletrodomésticos continuou sendo, em janeiro, o destaque do comércio varejista, com variação de 19,59% sobre o mesmo mês do ano anterior. Esse percentual, um pouco abaixo do obtido em dezembro/04 (23,77%), teve como conseqüência a melhoria nas condições de crédito e da massa de salários, além do desempenho da economia em 2004, caracterizado por certa estabilidade, o que possibilitou um maior planejamento por parte dos consumidores. Com esse cenário, o segmento apresentou a maior taxa de variação acumulada em 12 meses (26,37%) dentre todas as atividades pesquisadas.
Já a atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, ao contrário do mês anterior, teve em janeiro crescimento abaixo da média geral do varejo: 6,33% de variação no volume de vendas em relação a janeiro de 2004.
Na comparação com janeiro de 2004, a atividade de Tecidos, vestuário e calçados inicia o ano de 2005 com variação de 4,15%, resultado pouco inferior à variação do mês de dezembro de 2004 (4,82%). Por conta dos resultados negativos ao longo do ano de 2004, o segmento acumula, em 12 meses, taxa de 4,87%, ou seja, metade da variação percentual assinalada pelo setor varejista no mesmo período (9,25%). O que turbinou as vendas em um mês caracterizado pelo baixo volume de vendas, foram as promoções realizadas pelas grandes redes do setor.

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