Cassilândia, Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

Últimas Notícias

14/12/2018 06:20

Vendas crescem no comércio de Mato Grosso do Sul

Correio do Estado

 

Comércio varejista de Mato Grosso do Sul teve crescimento de 0,3% em outubro frente a setembro e avanço de 5,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE.) No ano, o setor registra aumento de 0,1% no volume de vendas, porém no acumulado dos últimos 12 meses a variação é negativa, de -0,2%.

Quando considerada a receita nominal do comércio sul-mato-grossense, as taxas também foram positivas. Em outubro, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), o indicador de faturamento avançou 0,3% sobre o mês anterior, enquanto no comparativo com o mesmo mês de 2017, o incremento foi de 11,3%. No ano, a receita nominal do comércio no Estado teve 3,7% de aumento e em 12 meses 2,7%.

Quanto ao varejo ampliado, que também agrega as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, Mato Grosso do Sul seguiu trajetória inversa na passagem de setembro para outubro e o volume de vendas recuou 2,3%, considerando a série com ajuste sazonal do IBGE. Já no comparativo com outubro de 2017, o segmento cresceu 9,2% em vendas. No acumulado do ano, a variação é de 3,9% e em 12 meses, de 2,7%.

Nacional

No país, na esperança de obter menor preço durante as promoções da Black Friday, os consumidores deixaram para fazer suas compras em novembro, derrubando as vendas do varejo no mês anterior. Segundo dados divulgados pelo IBGE, o volume de vendas do comércio caiu 0,4% em outubro.

“Outubro é o mês que antecede a Black Friday, que é uma promoção que tem um impacto muito forte nas atividades de tecidos, móveis e eletrodomésticos”, afirmou Isabella Nunes, gerente de pesquisa do IBGE.
“É natural que, depois de ter crescido durante longo período consecutivo, eles [setores de móveis, eletrodomésticos e tecidos] mostrem uma acomodação frente a uma promoção já anunciada.”

O resultado foi o pior para o mês em cinco anos. No acumulado de 2018, o setor apresenta crescimento de 2,2%. Projeção da Bloomberg previa uma estabilidade para o setor, na comparação com o mês de setembro. Já na relação com outubro de 2017, a expectativa era que o segmento crescesse 2,5%.

Na semana passada, o IBGE divulgou o desempenho do setor industrial no mês de outubro. Segundo dados do instituto, a produção industrial cresceu pela primeira vez após três meses, com alta de 0,2%. No acumulado do ano, o setor tem alta de 1,8%.​

A maior queda veio das vendas no grupo livros e papelaria, entre outros, com retração de 7,4%. Em seguida, móveis e eletrodomésticos aparecem com recuo de 2,5%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Janeiro de 2019
09:00
Santo do dia
Segunda, 21 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 20 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)