Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vendas crescem 1,7% no varejo de Mato Grosso do Sul

Correio do Estado - 14 de novembro de 2018 - 10:40

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul teve crescimento de 1,7% nas vendas em setembro, na comparação com agosto, porém, o resultado do setor apresentou recuo de 0,2% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano e no acumulado dos últimos 12 meses, o varejo sul-mato-grossense também contabiliza resultados negativos em vendas (-0,5% nos dois indicadores). Já a receita nominal de vendas do setor teve aumento de 2,5% na passagem de agosto para setembro e também no comparativo anual (6%). Quando considerado o acumulado do ano e dos últimos 12 meses, as taxas também fecharam positivas, respectivamente em 2,8% e 1,8%.

Em relação ao varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, houve avanço de 2,3% em setembro ante agosto e de 3,2% em relação ao ano passado, no Estado. No ano, as vendas do segmento tiveram acréscimo de 3,3% e, no acumulado de 12 meses, de 2,2%. Quanto à receita nominal do comércio varejista ampliado, a PMC também apontou variações positivas para o Estado: 4% (em setembro, no comparativo com agosto), 7,7% (no comparativo com setembro de 2017), 5,6% (no ano) e 3,3% (em 12 meses).

BRASIL

No País, o volume de vendas do varejo teve queda de 1,3%, diante de agosto, informou o IBGE. O maior impacto veio da queda na vendas de hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo. A baixa, que vem após alta de 2% no mês anterior, se deu em seis das oito atividades levantadas na Pesquisa Mensal de Comércio.

SIGA-NOS NO Google News