Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Venda de refrigerantes nas cantinas de escolas em MS pode ser proibida

Campo Grande News - 28 de junho de 2016 - 16:40

Os estabelecimentos de ensino de educação básica em Mato Grosso do Sul poderão ser proibidos de comercializar refrigerantes aos alunos, conforme proposta apresentada nesta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa. Além da restrição, os estabelecimentos deverão divulgar informes sobre os malefícios causados por essas bebidas.

Segundo o deputado Márcio Fernandes (PMDB), autor da proposta, é necessário ações mais efetivas que busquem aproximar as crianças e jovens de uma alimentação saudável, com o mínimo de açúcar, sódio e gorduras, diante de uma epidemia crescente de excesso de peso.

Exatamente pelo baixo índice nutricional dessas bebidas, as gigantes do setor – Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil – anunciaram na semana passada o fim da venda de refrigerantes para escolas com alunos menores de 12 anos. Uma lata de 355ml de refrigerante, contém 36 gramas de açúcar, o equivalente a 6 colheres de chá, sendo que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são 25 gramas diário.

“Se o próprio fabricante entende que a venda de seus produtos em ambiente escolar não é recomendável e pede a ajuda da sociedade para divulgar, é claro que temos que tomar atitude mais rígida em relação à isso, afinal é a saúde das nossas crianças e adolescentes que está envolvida. A OMS divulgou números que são preocupantes, 33,5% das crianças do país têm sobrepeso e 14,3% estão obesas”, explica Marcio Fernandes.

O deputado reitera que a iniciativa das distribuidora de bebidas valerá para as cantinas que compram diretamente dos fabricantes e de seus distribuidores, por isso a importância da proposta que pretende vedar qualquer tentativa da cantina vender refrigerantes adquiridos de outros distribuidores, como os supermercados, por exemplo.

Conforme dados do Ministério da Saúde, 53% dos alunos de escolas particulares e 20% dos de escolas públicas, costumam comprar refrigerantes nas cantinas.

“Os números são altos, acredito que essa é hora de nos unir, para que haja conscientização nas escolas e dentro de casa, pois somos nós que damos exemplo, e pelo visto não temos feito bem esse papel, afinal segundo o IBGE 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida pelo menos cinco vezes por semana”, finaliza Márcio Fernandes.

SIGA-NOS NO Google News