Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/08/2005 10:26

Venda de diesel caiu 6,4% este ano em MS

Fernanda Mathias / Campo Grande News

Na contramão do País a venda de diesel em Mato Grosso do Sul recuou em 6,4% no primeiro semestre deste ano, quando a média nacional foi de incremento, de 1,8%. A redução das vendas reflete a quebra no campo, onde o diesel é insumo básico. De janeiro a junho deste ano foram comercializados em Mato Grosso do Sul 450.499 litros de diesel, conforme dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo).
O escoamento da safra de verão de grãos em Mato Grosso do Sul envolveu apenas 50% da frota de caminhões que trabalha com esses produtos, de 35 mil veículos, segundo o Sindcargas (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas). A queda drástica é reflexo das perdas provocadas pela estiagem, que derrubou em cerca de 35% a produção de soja no Estado.
O relações-públicas do Sindcargas, Roberto Sinai, explica que no ano passado a safra mobilizou toda a frota que trabalha com escoamento de grãos e que representa 70% da frota total registrada em Mato Grosso do Sul. A esperança é que a safrinha de inverno possa envolver 70% da frota que atua com escoamento de grãos, para compensar no volume o que o preço do frete não poderá fazer.
O governo decretou medida com objetivo de estimular as vendas de postos localizados às margens de rodovias, retirando regime especial de recolhimento de ICMS de mercadorias transportadas em caminhões com tanques reservas, utilizados por caminhoneiros para garantir reserva de diesel comprada mais barata em outros estados. O Sindcargas promete ir à Justiça contra a medida e o setor de revenda diz que não refresca a situação dos postos. Eles querem redução da alíquota de ICMS de 17% a 12%.
De um modo geral as vendas de combustíveis tiveram retração de 5,1%, totalizando 723.991 litros. No caso da gasolina a queda de vendas foi de 1,8%, totalizando 156.563. Neste caso a explicação pode estar no aumento da frota mais econômica, a de motocicletas. A frota sul-mato-grossense de motocicletas saltou em 7,5% de janeiro a julho deste ano, conforme mostram os dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). De 114.678 veículos em janeiro passou a 123.205 em julho.
Enquanto as vendas de carros diminuíram 13,69% no primeiro semestre, as de motocicletas aumentaram em 18,95%, segundo mostram os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). São 5,9 mil carros vendidos de janeiro a junho e 9 mil motocicletas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)