Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: ansiedade é inimiga do emagrecimento

Mundo Fitness

Assessoria - Toda Comunicação - 20 de fevereiro de 2024 - 11:00

Mundo Fitness: ansiedade é inimiga do emagrecimento

Não se deixe abalar por essas condições, que estão, cada vez mais, presentes em todos os âmbitos da vida das pessoas.

Com a agitada vida que as pessoas de cidades grandes levam, fica difícil não se ver tomado pela loucura do dia a dia. Trabalhar, levar e buscar as crianças na escola, cuidar da casa, praticar algum esporte ou ir para a academia e pensar em todos antes de em você mesmo pode tornar a rotina de qualquer pessoa um verdadeiro desafio, e podendo ocasionar duas das mais comuns condições da atualidade: a ansiedade e o estresse.

Segundo a psicóloga e coach de emagrecimento, Cíntia Seabra, a ansiedade é uma perturbação psicológica ocasionada pela incerteza, medo, nervosismo ou preocupação, enquanto o estresse geralmente, ao mesmo tempo em que é composto, também, por todas essas sensações, normalmente é causado pelo acúmulo de atividades ou uma grande mudança. "Os momentos em que algo muito grandioso acontece na vida de alguém podem causar estresse, como o nascimento de um filho ou uma mudança na carreira, por exemplo. Eles apresentam sintomas fisiológicos parecidos, como o suor na palma das mãos ou a aceleração do batimento cardíaco, por exemplo, mas não são sinônimos", explica.

Ela esclarece que, normalmente, tanto a ansiedade quanto o stress estão associados a antecipação de algo, e que são reações normais do corpo à essas situações. "O problema está em quando essas condições perduram por muito tempo, dificultando o bom andamento da sua vida. Por exemplo, uma pessoa pode ser mais ansiosa do que outras no dia a dia, mas quando essa ansiedade impede que ela realize certas atividades, como andar de elevador ou dirigir, é aconselhável procurar ajuda psicológica. A mesma coisa vale para o estresse: se tudo começa a te estressar, tente entender o que realmente está acontecendo, sempre contando com o apoio de um profissional qualificado", afirma.

A coach, que é referência nacional pelo seu programa de emagrecimento online "O Segredo do Emagrecimento em 8 Semanas", esclarece que a ansiedade e o estresse podem ocasionar problemas relacionados ao peso. "A pessoa perde o controle do que ela ingere, como uma forma de compensar essas pressões que ela sofre diariamente, e, com isso, acaba engordando. É possível, também, em casos mais graves, vir a desenvolver problemas como diabetes, hipertensão e obesidade, caso o indivíduo não procure tratamento", explica.

Cintia pontua que viver com esses problemas, em um nível que prejudique sua vida, não é preciso, pois existem alternativas para resolver isto. "Tanto para a ansiedade quanto para o estresse, é possível buscar tratamento através de medicamentos (naturais ou não), ajuda psicológica ou psiquiátrica ou uma combinação dos dois. Para quem quer optar por outras vias, é possível combater esses males através da realização de atividades físicas, alongamentos, exercícios de respiração e meditação, e, até mesmo, buscar uma nova forma de enxergar seus problemas e a maneira como lida-se com eles", observa. Ela ainda fala que, para quem tem ansiedade ou estresse e quer emagrecer, realizar uma reeducação alimentar, visando ingerir alimentos saudáveis, também é uma ótima alternativa.

A psicóloga finaliza com uma mensagem positiva para quem sofre desses problemas. "Acredite, você não está sozinho, pois essas condições são extremamente comuns, devido ao grande nível de pressão ao qual somos submetidos diariamente. O que você pode, sim, fazer, é buscar viver uma vida mais saudável, tentando não deixar se abalar pela ansiedade e o estresse, já que eles estão presentes diariamente na vida de quase todas as pessoas", conclui.

(Cintia Seabra, Master Coach e ​​Psicóloga Clínica. Site: www.osegredodoemagrecimento.com.br).

SIGA-NOS NO Google News