Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/10/2015 11:40

Vem aí o horário de verão

Diário da Região

Rio Preto e região estão fervendo, literalmente. Na semana que dá início ao horário de verão, o calor vem batendo recordes seguidos, o que requer cuidados com a saúde. Ontem Barretos alcançou a marca de 41 graus, levando o título de cidade mais quente do Estado de São Paulo e a terceira de toda a região Sudeste. Perdeu só para o Rio de Janeiro, com 42 graus, e para Vitória (ES), que cravou 41,7 graus. Em Rio Preto, os termômetros atingiram 39,9 graus, superando a máxima do ano alcançada anteontem, quando chegou a 39,2 graus.

O calor de ontem foi o maior do ano de acordo com os dados da estação meteorológica da Cetesb. E de acordo com os meteorologistas do Inmet, as temperaturas devem continuar muito elevadas até a próxima quarta-feira, dia 21.

“Estamos com uma forte massa de ar quente bloqueando a umidade vinda da Amazônia. Neste fim de semana, as temperaturas caem pouco, com máximas previstas de 36 graus. Porém, na segunda-feira, o tempo volta a ficar quente e seco. Até o momento não há previsão de chuvas para a região”, diz o meteorologista Franco Vilela, do Inmet.

Bem no dia de maior calor no ano, a pequena Vitória, de 9 anos, deu sorte duas vezes: não teve aula e a mãe foi à hidroginástica. Resultado: fez a festa na piscina durante toda a tarde. “Ela ama água e, no calor que está fazendo hoje, só a piscina para resolver.”, disse Iara Duarte Wedekin Ovídio, enquanto a menina pulava e jogava água para todo lado. Outro grupo de garotos decidiu se refrescar na represa do Parque Setorial.

Mesmo na piscina, todo cuidado é pouco. O pediatra do Hospital da Criança e Maternidade, Antonio Carlos Tonelli Gusson, alerta os pais para que evitem os horários em que o sol é mais forte, das 10h às 15h. “Nas piscinas e rios, as pessoas não percebem tanto o calor, mas o sol queima muito e é importante se proteger e tomar bastante líquido.”

A 45ª edição do Horário de Verão terá duração de 126 dias e começa na virada de hoje para amanhã. Quando der meia-noite, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A previsão é que esse horário se mantenha até o dia 20 de fevereiro de 2016.

O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18h às 21h. Na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18h, início da noite.

Logo, uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais, por exemplo. No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19h, quando o consumo industrial começa a cair. A CPFL estima uma redução na ordem de 0,5% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades de sua área de atuação. Essa economia alcançará 66.457 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas, com 1,1 milhão de habitantes, durante 7 dias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)