Cassilândia, Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

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16/04/2018 15:30

Veja quantas calorias é possível queimar em cada esporte e escolha o seu

Treinador Gustavo Luz fala sobre os benefícios de seis modalidades para seus praticantes: corrida, natação, musculação, ciclismo, futebol e dança

Eu Atelta

Correr, nadar, pedalar, frequentar uma academia, jogar futebol ou até dançar. São muitas as opções possíveis para quem quer garantir saúde e queimar calorias através do esporte. Claro que o gasto energético depende de uma série de fatores, como, por exemplo, a intensidade em que o treino é realizado, o peso, o condicionamento e o nível de cada um. Assim, cada atividade física pode proporcionar inúmeros benefícios, e eles vão muito além do emagrecimento.

Para te ajudar a escolher um esporte que você possa chamar de seu, consultamos o treinador Gustavo Luz, que detalhou seis dos treinos mais praticados pelos amadores de plantão. Mas vale o alerta. Não foque nas calorias perdidas, isso pode ser perigoso e até atrapalhar seus objetivos. Confira, treine e divirta-se:

Natação
“Esse esporte é uma maravilha porque quase não machuca, justamente por não ter sobrecarregada com impacto. É uma bela opção para quem não gosta de malhar, pois mexe o corpo todo. Vale à pena fazer uma força para aprender os nados crawl, peito e costas, eles meio que ajudam um ao outro e mexem músculos e articulações de uma forma bem completa. Mas há um porém para quem quer emagrecer. Como às vezes é necessário descansar bastante (principalmente se você estiver aprendendo a nadar depois de adulto), o gasto calórico às vezes não compensa todo o esforço e logística de nadar. Pode ser uma ótima para quem está machucado e não pode correr ou pedalar. É importante fazer aulas quando estiver dando os primeiros passos, caso contrário, fica muito difícil acertar só no talento.”

Gasto calórico médio: entre 250 e 600 calorias/hora.

Musculação
“É uma das principais atividades complementares, e muitas vezes, a principal. Existem várias intensidades para se praticar. Você pode colocar menos carga e fazer um treino suave de 30 minutos ou treinar pesado por uma ou duas horas, transformando o treino em um demolidor de calorias. É uma boa atividade para introduzir pessoas ao hábito da prática esportiva, afinal, malhar pode ser bem fácil, principalmente se fizer treinos mais leves e em aparelhos. Também é interessante porque é possível fazer um trabalho bem localizado e focar em uma parte específica do corpo.”

Gasto calórico médico: entre 150 e 500 calorias/hora.

Corrida
“Por que não correr? Quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Como pode se praticar em quase qualquer lugar, muita gente acha que é só pegar o tênis e começar a correr. É uma das melhores opções para quem quer emagrecer, mas também é uma das que mais machuca, geralmente por conta do impacto em excesso. Pode-se começar a correr em qualquer idade. Para quem já está acostumado com corridas, principalmente as mais longas ou de montanha, um treino de fim de semana pode detonar bem mais de mil calorias.”

Gasto calórico médio: entre 300 e 600 calorias/hora.

Bicicleta
“Assim como a corrida, o ciclismo exercita principalmente as pernas com o bônus de não sobrecarregar tanto as articulações por não haver impacto com o solo. É importante ajustar a posição na bike, pois algumas dores podem vir de um ajuste inadequado. Pode gerar um megagasto calórico. Mas também tem muita gente que enrola, principalmente nas aulas de bike em academias.”

Gasto calórico médio: entre 200 e 600 calorias/hora.

Futebol
“Promove a socialização, é divertido e pode gerar um gasto calórico bem satisfatório. O bate-bola exige corridas intensas, deslocamentos e velocidade de reação. A prática fortalece as articulações, desenvolve a coordenação motora e a capacidade de trabalho em equipe. O perigo dentro das quatro linhas são as contusões por contato e choques com outros jogadores.”

Gasto calórico médio: entre 150 e 450 calorias/hora.

Dança
“A intensidade aqui também depende da pessoa. É uma boa opção para trabalhar quase todos os músculos do corpo (dependendo da dança), além de coordenação e equilíbrio. No geral, quase não machuca e cai como uma luva para pessoas que precisam socializar com outras e não gostam de fazer musculação ou correr, por exemplo.”

Gasto calórico médio: entre 150 a 350 calorias/hora.

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