Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veja o selo em homenagem ao Papa João Paulo II

24 de maio de 2005 - 06:34

Cassilândia News
Cassilândia News

Foi lançado pelos Correios, no dia 18 de maio, um selo postal em homenagem ao Papa João Paulo II. A data escolhida tem significado especial: é a data de nascimento de João Paulo II. Nascido em Wadowice - Polônia no dia 18 de maio de 1920, completaria 85 anos nesta data.

O selo foi criado pelo artista Fernando Lopes, com base em fotografias produzidas em 1991, durante a visita de João Paulo II ao Brasil. Em primeiro plano, com um gesto de bênção, o Papa segura o cajado com o crucifixo, que sempre o acompanhou em suas viagens. Ao fundo, é apresentada uma imagem do Pontífice descendo a escada de um avião, simbolizando sua chegada em solo brasileiro. A cor azul, diferenciando este plano da ilustração, sugere uma leitura mais abstrata e espiritualizada. Complementando o selo, na parte superior, encontra-se o símbolo heráldico criado para representar o pontificado de João Paulo II. A tiragem é de 5 milhões de unidades. Junto com ele, os Correios emitem um cartão-postal com a imagem do Pontífice abençoando o povo, por ocasião de sua visita ao Brasil. A foto, de 1991, é de Fernando Bezerra.

João Paulo II foi o Papa-Peregrino, que se destacou por realizar mais de 200 viagens internacionais, incluindo o Brasil, que visitou em três ocasiões. Numa dessas viagens ao Brasil, o Papa esteve em Campo Grande onde rezou missa. Com essa emissão, a filatelia brasileira presta um tributo ao legado desse Papa, que, um dia, o Brasil chamou, carinhosamente, "João de Deus".

Em Campo Grande, o lançamento oficial do selo acontece no dia 3 de junho, às 10 horas, na UCDB, durante o V Seminário de Direitos Humanos.

SIGA-NOS NO Google News