Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veja dicas para o concurso do IBGE

R7 - 10 de maio de 2010 - 09:16

Falta menos de um mês para a prova do maior concurso público do país, que vai selecionar 192 mil funcionários temporários para trabalhar no Censo 2010, organizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O teste está marcado para 30 de maio, mas ainda dá tempo de intensificar os estudos e entrar na disputa com boas chances de ser aprovado.

É importante que o candidato controle o seu tempo de estudos, para que seja possível revisar todas as matérias. Silmara Bailon, professora do curso Damásio de Jesus, recomenda dedicação total nesse momento.Se não dá para estudar seis ou oito horas por dia, o ideal é montar um cronograma, que preencha todos os momentos livres do dia com estudo.

Os conhecimentos exigidos na prova são de nível fundamental, nas áreas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais (história, geografia e atualidades) e conhecimentos técnicos. Silmara recomenda que o aluno comece a estudar pelos assuntos que tem menos afinidade.

- Em um concurso concorrido como esse, o candidato não pode se dar ao luxo de “não gostar” de uma matéria. Ele deve se dedicar a todas.

Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, diz que esse processo seletivo será bastante semelhante ao realizado em 2009 pelo IBGE, para agente censitário. Segundo ele, “quem se preparou naquela ocasião não terá dificuldade agora”.

As provas terão questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada. O candidato deve ficar atento à importância que cada disciplina terá na pontuação. Os testes de língua portuguesa e de conhecimentos gerais terão 10 questões, valendo 15 pontos cada. O de matemática, também com 10 questões, valerá 20 pontos. A matéria com o maior peso é a de conhecimentos técnicos: serão 50 pontos para cada uma das 20 questões.

- Os conhecimentos técnicos valem metade da nota da prova. Normalmente, língua portuguesa tem maior peso em concursos públicos, o que não acontece com a seleção do IBGE.

Conhecimentos específicos

O professor Carlos Alberto De Lucca, coordenador do Siga Concursos, aconselha a dar atenção especial ao conteúdo cobrado na prova de conhecimentos técnicos, como coleta de dados e aplicação de entrevistas. Todos os temas estão descritos no edital do processo seletivo.

- Como possui peso maior [a prova de conhecimentos técnicos], é indicado que o candidato separe metade do tempo programado de estudos para essa prova. Se estudar duas horas por dia, uma tem que ser para conhecimentos técnicos.

A melhor maneira de absorver o que se lê é elaborar perguntas e respostas em fichas de resumo e olhar sempre que possível, diz De Lucca.

- É quase decorar mesmo.



SIGA-NOS NO Google News