Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/05/2010 09:16

Veja dicas para o concurso do IBGE

R7

Falta menos de um mês para a prova do maior concurso público do país, que vai selecionar 192 mil funcionários temporários para trabalhar no Censo 2010, organizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O teste está marcado para 30 de maio, mas ainda dá tempo de intensificar os estudos e entrar na disputa com boas chances de ser aprovado.

É importante que o candidato controle o seu tempo de estudos, para que seja possível revisar todas as matérias. Silmara Bailon, professora do curso Damásio de Jesus, recomenda dedicação total nesse momento.Se não dá para estudar seis ou oito horas por dia, o ideal é montar um cronograma, que preencha todos os momentos livres do dia com estudo.

Os conhecimentos exigidos na prova são de nível fundamental, nas áreas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais (história, geografia e atualidades) e conhecimentos técnicos. Silmara recomenda que o aluno comece a estudar pelos assuntos que tem menos afinidade.

- Em um concurso concorrido como esse, o candidato não pode se dar ao luxo de “não gostar” de uma matéria. Ele deve se dedicar a todas.

Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, diz que esse processo seletivo será bastante semelhante ao realizado em 2009 pelo IBGE, para agente censitário. Segundo ele, “quem se preparou naquela ocasião não terá dificuldade agora”.

As provas terão questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada. O candidato deve ficar atento à importância que cada disciplina terá na pontuação. Os testes de língua portuguesa e de conhecimentos gerais terão 10 questões, valendo 15 pontos cada. O de matemática, também com 10 questões, valerá 20 pontos. A matéria com o maior peso é a de conhecimentos técnicos: serão 50 pontos para cada uma das 20 questões.

- Os conhecimentos técnicos valem metade da nota da prova. Normalmente, língua portuguesa tem maior peso em concursos públicos, o que não acontece com a seleção do IBGE.

Conhecimentos específicos

O professor Carlos Alberto De Lucca, coordenador do Siga Concursos, aconselha a dar atenção especial ao conteúdo cobrado na prova de conhecimentos técnicos, como coleta de dados e aplicação de entrevistas. Todos os temas estão descritos no edital do processo seletivo.

- Como possui peso maior [a prova de conhecimentos técnicos], é indicado que o candidato separe metade do tempo programado de estudos para essa prova. Se estudar duas horas por dia, uma tem que ser para conhecimentos técnicos.

A melhor maneira de absorver o que se lê é elaborar perguntas e respostas em fichas de resumo e olhar sempre que possível, diz De Lucca.

- É quase decorar mesmo.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)