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15/08/2015 11:30

Veja dicas para fortalecer os músculos sem sair de casa

Saúde Plena
Veja dicas para fortalecer os músculos sem sair de casa

 

Quer fazer exercícios, mas não tem tempo de ir até a academia? Cíntia Salton, instrutora da Contours, da rede de academias exclusivas para mulheres, ensina o passo a passo de alguns exercícios com faixa que podem ser feitos em qualquer lugar, sem a necessidade de aparelhos caros ou que ocupam espaços. São ideais para melhorar a força, a coordenação e a flexibilidade do corpo.

1- Agachamento para as coxas com a faixa trabalhando o peito: Essa sequência abrange várias musculaturas – quadríceps, peitorais e glúteos. No agachamento, os pés ficam paralelos na largura do quadril. O movimento de flexão dos joelhos e quadris, descendo e subindo, trabalha diretamente o quadríceps, os glúteos e outros músculos auxiliares. É recomendado para quem quer fortalecer as coxas e deixar o bumbum mais torneado. Com os braços estendidos na horizontal, com movimentos simples de abrir e fechar, o músculo trabalha também o peitoral.

2- Agachamento para interno de coxa com a faixa nos braços trabalhando os ombros: Esse exercício muscular abrange a região interna da coxa. Os braços estendidos para cima com movimentos de abrir e fechar trabalham os ombros. Também é um ótimo exercício funcional.

3- Bíceps com faixa: Nesse, a faixa é presa abaixo de um dos pés e os braços ficam paralelos ao tronco. Os movimentos de flexão e extensão dos cotovelos fortalecem os braços, auxiliando no dia a dia quando é preciso carregar itens como sacolas e malas, por exemplo.

4- Tríceps, o famoso músculo do tchauzinho: Aqui o tronco é inclinado para a frente e os braços paralelos a ele. A faixa também é presa abaixo do pé, enquanto o movimento de empurrar o antebraço para cima faz a contração do tríceps.

5- Abdominal com faixa: Exercícios abdominais são indicados para fortalecimento e definição do abdômen. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não queimam gorduras localizadas na cintura, somente fortalecem e definem o músculo.

6- Glúteos com faixa: Com quatro apoios (mãos e joelhos), o movimento é simples. Estender e puxar a perna, contraindo os glúteos. A faixa fica presa nas mãos e abaixo dos pés.

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