Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veja como será a Copa FPF

Federação Paulista de Futebol - 19 de maio de 2005 - 07:16

REGULAMENTO DA COPA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL - 2005



DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO



Art. 1º ­- A Copa Federação Paulista de Futebol, da temporada de 2005 será disputada pelos 28 (vinte e oito) clubes que integram, na forma deste regulamento e da tabela de jogos composta de locais, datas e horários previamente definidos.



Art. 2º - A Federação Paulista de Futebol (FPF) detém todos os direitos relacionados à competição e o seu departamento técnico é o responsável pela organização, realização e elaboração do regulamento e da tabela do campeonato.



Art. 3º - A forma da competição foi estabelecida na Resolução da Presidência nr. 09/05 de 15 de fevereiro de 2005, e deverá obedecer, além destas normas, o Regulamento Geral das Competições da Federação Paulista de Futebol.




DO SISTEMA DE DISPUTA


Art. 4º - A competição, com 28 (vinte e oito) participantes, terá início em 17 de julho e término em 27 de novembro de 2005, e será realizada em 05 (cinco) fases em que as associações jogarão no mínimo de 12 (doze) e no máximo de 20 (vinte) partidas. As associações foram divididas em 04 (quatro) grupos com 07 (sete) participantes cada, seguindo um critério de regionalização. Os grupos UM, DOIS, TRÊS e QUATRO ficaram assim divididos:




GRUPO UM


1 – Associação Atlética Francana – Franca

2 – Botafogo Futebol Clube – Ribeirão Preto

3 – Comercial Futebol Clube – Ribeirão Preto

4 – Esporte Clube XV de Novembro – Piracicaba

5 – Ferroviária Futebol S/A – Araraquara

6 – Rio Claro Futebol Clube – Rio Claro

7 – Sociedade Esportiva Matonense – Matão









GRUPO DOIS


1 - Associação Esportiva Araçatuba – Araçatuba

2 - Clube Atlético Taquaritinga – Taquaritinga

3 - Esporte Clube Noroeste – Bauru

4 - Marília Atlético Clube – Marília

5 - Mirassol Futebol Clube

6 - Oeste Futebol Clube – Itápolis

7 - Rio Preto Esporte Clube – São José do Rio Preto






GRUPO TRÊS


1 - Associação Portuguesa de Desportos – São Paulo

2 - Clube Atlético Bragantino – Bragança Paulista

3 - Guarani Futebol Clube – Campinas

4 - Independente Futebol S/C Ltda. – Limeira

5 - Ituano Sociedade de Futebol Ltda. – Itú

6 - Sociedade Esportiva Palmeiras – São Paulo

7 - Sport Club Corinthians Paulista – São Paulo







GRUPO QUATRO


1 - Associação Atlética Flamengo – Guarulhos

2 - Clube Atlético Juventus – São Paulo

3 - Esporte Clube Osasco – Osasco

4 - Grêmio Recreativo Barueri – Barueri

5 - Nacional Atlético Clube – São Paulo

6 - Santos Futebol Clube – Santos

7 - São Paulo Futebol Clube – São Paulo





Art. 5º - Terão o mando de campo das partidas as associações colocadas à esquerda da tabela.



Parágrafo Único - Em nenhuma hipótese será permitido aos clubes o direito de promover a inversão do mando de campo.




Primeira Fase


Art. 6º - Na primeira fase as associações jogarão entre si, dentro do grupo em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as 04 (quatro) associações com o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos.





Segunda Fase



Art. 7º - Na segunda fase da competição as 16 (dezesseis) classificadas formarão 08 (oito) grupos com 02 (duas) associações em cada um, que se enfrentarão, dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se para a outra fase a associação com o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos, considerando-se os resultados obtidos exclusivamente nesta fase. Os mandos das partidas serão definidos pela colocação em seus grupos, independente da pontuação obtida pela associação na fase anterior.





GRUPO CINCO GRUPO SEIS


1ª Colocada Grupo 01
1ª Colocada Grupo 02

4ª Colocada Grupo 03
4ª Colocada Grupo 04




GRUPO SETE GRUPO OITO


2ª Colocada Grupo 01
2ª Colocada Grupo 02

3ª Colocada Grupo 03
3ª Colocada Grupo 04




GRUPO NOVE GRUPO DEZ


1ª Colocada Grupo 03
1ª Colocada Grupo 04

4ª Colocada Grupo 01
4ª Colocada Grupo 02




GRUPO ONZE GRUPO DOZE


2ª Colocada Grupo 03
2ª Colocada Grupo 04

3ª Colocada Grupo 01
3ª Colocada Grupo 02






Terceira Fase


Art. 8º - Na terceira fase, as 08 (oito) classificadas formarão 04 (quatro) grupos com 02 (duas) associações em cada um, que se enfrentarão, dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se para a outra fase a associação com o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos, considerando-se os resultados obtidos exclusivamente nesta fase.



GRUPO TREZE GRUPO QUATORZE


1ª Colocada Grupo 05
1ª Colocada Grupo 06

1ª Colocada Grupo 12
1ª Colocada Grupo 11




GRUPO QUINZE GRUPO DEZESSEIS


1ª Colocada Grupo 07
1ª Colocada Grupo 08

1ª Colocada Grupo 10
1ª Colocada Grupo 09






Parágrafo Único - Para efeito de mando das duas partidas da Terceira Fase, fica estabelecido que a associação que tiver a melhor campanha por pontos ganhos, obtidos na somatória das fases anteriores, realizará a 1ª partida fora e a 2ª em casa.





Quarta Fase


Art. 9º - Na quarta fase, as 04 (quatro) classificadas formarão 02 (dois) grupos com 02 (duas) associações em cada um, que se enfrentarão, dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se para a outra fase a associação com o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos, considerando-se os resultados obtidos exclusivamente nesta fase.





GRUPO DEZESSETE GRUPO DEZOITO


1ª Colocada Grupo 13
1ª Colocada Grupo 14

1ª Colocada Grupo 15
1ª Colocada Grupo 16






Parágrafo Único - Para efeito de mando das duas partidas da Quarta Fase, fica estabelecido que a associação que tiver a melhor campanha por pontos ganhos, obtidos na somatória das fases anteriores, realizará a 1ª partida fora e a 2ª em casa.





Quinta Fase


Art.10 - Na quinta fase, as 02 (duas) associações classificadas, jogarão entre si, em turno e returno, sagrando-se campeã a que somar o maior número de pontos ganhos, exclusivamente nesta fase.



§ 1º - Para efeito de mando das duas partidas da Quinta Fase, fica estabelecido que a associação que tiver a melhor campanha por pontos ganhos, obtidos na somatória das fases anteriores, realizará a 1ª partida fora e a 2ª em casa.



§ 2º - A associação campeã será indicada a uma das vagas disponíveis à Federação Paulista de Futebol, para a Copa do Brasil de 2006. A vice-campeã será indicada a uma das vagas disponíveis à Federação Paulista de Futebol, para o Campeonato Brasileiro da Série C de 2006.





DO CRITÉRIO DE DESEMPATE


Art.12 - Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (duas) ou mais associações aplicam-se, sucessivamente os seguintes critérios técnicos de desempate:



a) Maior número de vitórias;

b) Maior saldo de gols;

c) Maior número de gols marcados;

d) Vantagem no confronto direto ( exclusivo quando o empate ocorrer apenas

entre 02 (duas) associações);

e) Sorteio público na sede da Federação Paulista de Futebol.





Parágrafo Único - Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos na Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Fases, os critérios do Art.12 até o item D. Persistindo o empate, prevalecerá a melhor campanha na somatória das fases anteriores.



Art.13 - Os jogos interrompidos serão solucionados levando-se em conta os motivos que determinaram a interrupção, de acordo com o Regulamento Geral das Competições da FPF ou por decisão da Justiça Desportiva.





DA CONDIÇÃO DE JOGO


Art.14 - A condição de jogo para a primeira rodada da competição se dará pela inscrição do atleta no departamento de registro da FPF até o dia 12 de julho de 2005, permitindo-se outras inscrições até o dia 25 de agosto de 2005.



Parágrafo Único – Nos casos de renovação de contrato e de retorno de atletas ao clube de origem (empréstimos), serão observados os critérios contidos no Regulamento Geral das Competições da FPF.



Art. 15 – As associações poderão inscrever e utilizar, em cada partida, até 03 (três) atletas estrangeiros.



Art. 16 – Dentre os relacionados na súmula entre efetivos e reservas, poderão participar atletas não profissionais, nascidos nos anos 1985/86/87 e 88.



Art. 17 - Por determinação da FIFA e da CBF, os atletas cumprirão sempre a suspensão automática após advertência com o terceiro cartão amarelo ou após um cartão vermelho.



Art.18 - O controle antidoping obedecerá aos dispositivos da legislação vigente.



DAS DISPOSIÇÕES FINANCEIRAS


Art.19 -No setor das arquibancadas numeradas o preço mínimo do bilhete será de R$ 6,00 (seis reais) para a Primeira Fase e R$ 8,00 (oito reais) para as demais fases. Nos demais setores os preços serão fixados a critério de cada associação.



Art. 20 - As associações delegam poderes à Federação Paulista de Futebol para alterar o preço dos bilhetes.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS


Art. 21 - As associações poderão compor o quadro de suplentes de cada partida com até 07 (sete) atletas inscritos.



Parágrafo Único – A presença de 01 (um) médico será obrigatória no banco de reservas, que poderá ainda ser composto por 01 (um) técnico, 01 (um) preparador físico, 01 (um) massagista.



Art. 22 – Todos os estádios deverão obedecer às normas de segurança e de higiene exigidas pela legislação (municipal, estadual e federal) e pela FPF.



§1º - As associações deverão encaminhar a FPF os laudos de inspeção dos estádios correspondentes exigidos pela legislação vigente, até 60 (sessenta) dias antes do início da competição, inclusive com avaliação que ateste a boa qualidade do gramado para a prática do futebol.



Art. 23 – A solicitação da carga (quantidade) e especificação do tipo de ingresso, com antecedência mínima de 10 (dez) dias, é de responsabilidade das associações disputantes e deverá ser encaminhada à FPF que repassará à empresa fornecedora.



Art. 24 – As bolas a serem utilizadas serão da marca TOPPER, no modelo oficial definido para o campeonato, e fornecidas gratuitamente pela FPF, em número de 30 (trinta) bolas para cada associação.



Art. 25 – Quaisquer modificações na tabela, somente serão analisadas se encaminhadas com 10 (dez) dias de antecedência, através de ofício, constando as razões alegadas para a modificação, dirigido ao Departamento Técnico da FPF.



Art. 26 – As associações cedem para a Federação Paulista de Futebol 15 (quinze) placas de publicidade por jogo, para cobrir os custos da competição.



Art. 27 – As partidas poderão sofrer alteração, por solicitação das redes de TV, ou pela Polícia Militar por medida de segurança.



Art. 28 -Técnica e disciplinarmente, a Copa Federação Paulista de Futebol será regida pelas Regras do Jogo da Internacional Football Association Board, publicada pela FIFA, pelos dispositivos do Código Brasileiro Disciplinar vigente, pelas Leis 9.615/98 e 10.671/2003, ou ainda, outras que sejam instituídas.



Art. 29 – O departamento técnico da FPF elaborará instruções específicas no que concerne à entrega de troféus e medalhas do Campeonato.



§1º - Ao clube vencedor será entregue o troféu de “CAMPEÃO” e, ao segundo colocado o troféu de “VICE-CAMPEÃO”.



§2º - Aos atletas campeões e vice-campeões, bem como aos componentes das comissões técnicas dos clubes, serão entregues individual e pessoalmente, medalhas de ouro e prata respectivamente.



Art. 30 - Os casos não previstos no presente regulamento, assim como à sua interpretação, serão resolvidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol Profissional do Estado de São Paulo.



Art. 31 – Em casos de litígio na área cível e desportiva, desde que não seja de competência do TJDSP, entre associações ou entre estes e a entidade de administração do campeonato, a lide será resolvida por arbitragem, desde já nomeado como órgão arbitral a ABAR – Associação Brasileira de Arbitragem na forma de seu regulamento, de acordo com o que preconizam as normas da FIFA.







São Paulo, 18 de maio de 2005.





Departamento Técnico

Federação Paulista de Futebol

SIGA-NOS NO Google News