Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/03/2012 07:48

Veja como obter a Tarifa Social de Energia

Solange Mori, noticiasms

Campo Grande (MS) - A resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) 414/2010 alterou o critério para tarifa social. Antes dela, a tarifa era concedida de acordo com o consumo de energia. Após a resolução, além do consumo, a família deve apresentar o NIS (Número de Identificação Social), que é concedido quando a família com renda mensal de até ½ salário mínimo vai a um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a uma Secretaria Municipal de Assistência Social e preenche o Cadastro Único.

Este preenchimento, se dentro dos critérios, gera o NIS, e de posse deste número, o titular do domicílio deve ir a um posto da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) atualizar o cadastro.

O governo do Estado tem feito um grande esforço para cruzar os dados visando simplificar a vida dos usuários, entretanto, o resultado ainda está longe de atingir todas as famílias com renda de até ½ salário mínimo.

Grupos

Existem dois grupos a buscar. Um deles é o grupo que já tinha a tarifa social e, segundo dados de julho/2011, era de 126.179 famílias, destes apenas 59.675 estão inscritos no Cadastro Único do governo federal e têm o NIS, portanto continuam a ter o benefício da tarifa social automaticamente.

Um segundo grupo são famílias inseridas no Cadastro Único de Mato Grosso do Sul, com renda de até ½ salário mínimo e que de acordo com dados de novembro/2011 era de 223.833 famílias, onde somente 59.675 estão inseridas.

Assim há 164.158 famílias no Estado, inscritas no Cadastro Único, com NIS que ainda não foram incluídas na tarifa social.

Cadastro junto à Enersul

O cadastro é realizado em uma loja de atendimento da Enersul ou, caso o município não possua loja, o cadastro pode ser feito pelo Call Center 0800 822 7272. O usuário deve apresentar os seguintes documentos: Nome completo, Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), Documento Oficial com foto (RG – Registro Geral ou outro), NIS - Número de Identificação Social. No caso de família indígena ou quilombola, deve levar algum documento que comprove.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)