Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veja como está a Fórmula Mundial

Tiago Mendonça - 19 de maio de 2005 - 08:04

Cristiano da MattaChamp Car/Divulgação
Cristiano da MattaChamp Car/Divulgação

A temporada da Fórmula Mundial passou por um grande intervalo entre a primeira corrida do ano (realizada no mês passado) e a segunda etapa do campeonato, que será disputada neste domingo (22), em Monterrey, no México. O período superior a 40 dias não serviu de descanso para ninguém na categoria. Pelo contrário. Os que assinaram contrato de última hora tiveram uma chance de conhecer melhor o ambiente de trabalho e os equipamentos, enquanto outros aproveitaram a oportunidade para solucionar os problemas encontrados em Long Beach, melhorar o desempenho do carro ou testar novas configurações. O resultado de tanto trabalho é a formação de um grid mais forte, com pilotos e equipes prontos para a seqüência do campeonato.

Duas sessões de testes coletivos foram realizadas nas cinco semanas livres no calendário. Depois de treinar na pista de Portland, em meados de abril, os pilotos andaram no oval Milwaukee, no início deste mês. Os tempos registrados mostraram que Newman/Haas e Forsythe continuam como as principais forças da categoria, mas houve um progresso das demais equipes, que se aproximaram das adversárias em condições de ganhar corridas e disputar o título. Uma delas é a PKV, do brasileiro Cristiano da Matta, que chega a Monterrey feliz com as melhoras. "Testamos bastante depois de Long Beach e fizemos muitas mudanças na equipe. Estou animado para a corrida, sinto que progredimos como equipe", afirma.

De seu retrospecto na pista mexicana, que recebe a Fórmula Mundial desde 2001, Cristiano da Matta não tem mesmo do que reclamar. Nas duas vezes em que disputou a prova, conquistou a vitória. Apesar de nunca ter vencido uma corrida em Monterrey, o também brasileiro Bruno Junqueira (Newman/Haas) gosta do circuito e espera um bom resultado para seguir na briga pela liderança do campeonato. Atualmente, ele ocupa a terceira colocação. "Fui bem nas últimas duas corridas aqui. Fiz a melhor volta em 2003 e terminei em segundo no ano passado. A pista é difícil, bastante lisa e não tem aderência. É um desafio para todo mundo", analisa o piloto, três vezes vice-campeão da categoria.

A pedra no sapato de Bruno Junqueira continua sendo o próprio companheiro, Sebastien Bourdais (Newman/Haas). O francês lidera a tabela de pontuação depois da vitória na prova de abertura da temporada. Desde que estreou na Fórmula Mundial, em 2003, ele jamais perdeu uma pole position em Monterrey. "Depois de um resultado tão bom em Long Beach, só posso esperar outra vitória. Gosto demais desta pista e acredito que as estratégias farão a diferença na prova. Agora nós paramos, colocamos combustível e trocamos pneus quando achamos melhor. É um novo jogo", comenta, deixando claro que prefere o novo regulamento, que não prevê pit-stops obrigatórios.

A corrida de Monterrey costuma reunir bom público, como todas as etapas disputadas no México. O ídolo local é o mexicano Mario Dominguez (Forsythe), que vive seu melhor momento na categoria, competindo por uma equipe de ponta. Ele terá companhia neste fim de semana: seu compatriota Jorge Goeters fará sua estréia, pilotando um terceiro carro da PKV. Mesmo assim, os brasileiros ainda são maioria no grid, empatados com norte-americanos e canadenses. São três representantes do Brasil na Fórmula Mundial: Ricardo Sperafico (Dale Coyne) completa o grupo, ao lado de Cristiano da Matta e Bruno Junqueira. A segunda etapa da temporada está marcada para às 16h45 deste domingo.

PROGRAMAÇÃO EM MONTERREY (Horários de Brasília):
Sexta-feira (20/05)
12h15 - 13h30 1º treino livre
16h00 - 17h00 1º treino classificatório
Sábado (21/05)
12h30 - 13h30 2º treino livre
16h00 - 17h00 2º treino classificatório
Domingo (22/05)
12h45 - 13h25 Warm up
16h45 Corrida

HISTÓRICO EM MONTERREY:
Ano Vencedor / Pole
2001 Cristiano da Matta / Kenny Brack
2002 Cristiano da Matta / Adrian Fernandez
2003 Paul Tracy / Sebastien Bourdais
2004 Sebastien Bourdais / Sebastien Bourdais

Classificação do campeonato (após 1 etapa):
1 Sebastien Bourdais (FRA/Newman/Haas) 34 pontos
2 Paul Tracy (CAN/Forsythe) 29
3 Bruno Junqueira (BRA/Newman/Haas) 27
4 Justin Wilson (ING/RuSport) 24
5 Mario Dominguez (MEX/Forsythe) 22
6 Timo Glock (ALE/Rocketsports) 19
7 Ronnie Bremer (DIN/HVM) 18
8 A.J. Allmendinger (EUA/RuSport) 15
9 Jimmy Vasser (EUA/PKV) 14
10 Cristiano da Matta (BRA/PKV) 11
11 Oriol Servia (ESP/Dale Coyne) 10
12 Bjorn Wirdheim (SUE/HVM) 9
13 Ryan Hunter-Reay (EUA/Rocketsports) 8
14 Marcus Marshall (AUS/Team Australia) 7
15 Alex Tagliani (CAN/Team Australia) 6
16 Fabrizio Del Monte (ITA/Jensen) 5
17 Andrew Ranger (CAN/Conquest) 4
18 Nelson Philippe (FRA/Conquest) 3
19 Ricardo Sperafico (BRA/Dale Coyne) 2



R. Leme/AutoMotor

SIGA-NOS NO Google News