Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

26/05/2012 08:03

Veja como adotar uma criança

Agência Brasil

Quase 40 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos em todo o país. Eles esperam que a Justiça defina seu destino: voltar para a família biológica ou ser encaminhados para adoção

Quem pode adotar?

Homens e mulheres, maiores de 18 anos, independentemente do estado civil. Não há restrições para homossexuais. É necessário que o pretendente seja pelo menos 16 anos mais velho do que o adotado e ofereça um ambiente familiar adequado.

Qual é o primeiro passo?

Os interessados devem procurar um advogado ou defensor público que dará entrada no pedido de habilitação para adoção na Vara da Infância e Juventude. Durante o processo, o pretendente será entrevistado por psicólogos e assistentes sociais.

Como são as entrevistas e para que servem?

O objetivo é conhecer as motivações e expectativas dos candidatos à adoção. A preocupação da equipe técnica é avaliar se o pretendente pode receber uma criança na condição de filho. Nesta fase, a equipe procurará saber qual é o perfil das crianças e dos adolescentes que a família pretende adotar. Também vai identificar possíveis dificuldades ao sucesso da adoção e fornecer orientações.

Quem decide se o pretendente está apto para adotar?

Essa decisão é do juiz da Vara da Infância e da Juventude e será tomada com base no relatório psicossocial e no cumprimento de todas as etapas do processo de habilitação, que inclui um parecer do Ministério Público. Os aprovados passam a fazer parte do Cadastro Nacional de Adoção e aguardam, na fila, até que surja uma criança com as características desejadas.

Como é o primeiro contato da criança com a família?

Quando uma criança ou adolescente é habilitado para a adoção, é feita uma consulta imediata ao cadastro de pretendentes para verificar se há famílias que buscam alguém com aquele perfil. Respeitando a ordem de inscrição no cadastro, o candidato é convidado a ter mais informações sobre a história da criança e confirmar se tem interesse em conhecê-la para dar início ao processo de acolhimento. Para as maiores de 1 ano, há previsão de encontros que propiciem uma aproximação gradativa da família com a criança (estágio de convivência), acompanhados pela equipe da Vara da Infância.

O que o pretendente deve fazer para conseguir a guarda?

Caso haja um bom resultado no estágio de convivência, o pretendente deverá reunir a documentação necessária e protocolar o pedido de adoção. A família recebe a guarda provisória até que saia a sentença em que o juiz dá a guarda definitiva. Com a decisão, a criança ganha um novo registro de nascimento com os nomes dos pais adotivos. Após essa etapa, o processo é irreversível e os pais biológicos não podem requerer a guarda dos filhos, mesmo em caso de morte dos pais adotivos.

Fonte: Cartilha Adoção Passo a Passo da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)