Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veja 9 perguntas que podem complicar a entrevista de emprego

180 Graus - 15 de março de 2016 - 16:00

Ter uma entrevista de emprego difícil não é um desejo dos candidatos, mas os recrutadores fazem perguntas difíceis para realmente saber se o profissional em questão é o melhor para a vaga aberta.

Ao fazer perguntas complicadas, o recrutador quer saber como o candidato se comporta sob pressão e se a resposta pode acabar ou não com as chances de conseguir o emprego.

A coach de carreira norte-americana Celia Currin convidou executivos de um grupo de networking em marketing para listar quais são as perguntas mais difíceis de se responder em uma entrevista de emprego. Os executivos também explicaram o que esperam e quais impressões ficam com as respostas dos candidatos.

O Business Insider, site norte-americano de carreiras, reuniu as perguntas mais complicadas. Veja abaixo:

1) O que você não quer que eu saiba sobre você?
O executivo disse que faz essa pergunta em entrevistas e gosta de complementar com outro questionamento: "O que te deixa com raiva?"

2) Se você pudesse fazer qualquer coisa, sem restrição, o que seria?
A resposta dessa pergunta mostra a visão, o intelectual, a confiança e as tendências de comportamento do candidato de uma só vez.

3) Qual a única pergunta que você gostaria que não fosse feita?
Essa pergunta pega a maioria das pessoas de guarda baixa e a resposta acaba dando ao gerente de contratação uma resposta verdadeira para uma pergunta comum: "Qual a sua maior fraqueza?"

Os candidatos tendem a responder de duas formas: deixam escapar uma fraqueza ou pensam e respondem de uma forma ponderada. De qualquer forma, o recrutador consegue ver a capacidade da pessoa de pensar sobre si mesma e responder de uma forma significativa.

4) Quantas ideias você consegue ter em 3 minutos?
A dificuldade da questão é precisar ser criativo em tão pouco tempo. Segundo um executivo, o candidato que mais o impressionou teve 21 ideias.

5) Se você é tão bom assim, por que está desempregado?
Essa pergunta pode pegar muitos candidatos de surpresa. O executivo que falou sobre essa questão tinha acabado de ser demitido e explicou que tinha escapado de outras rodadas de demissões na antiga empresa e acrescentou que outros colegas com bons resultados também tinham sido demitidos.

6) Qual é o menor salário que você ficaria feliz em receber?
O executivo explicou que a resposta pode poupar tempo para os dois, já que se o valor que o candidato desejar receber for muito além do que a empresa pode pagar, a conversa não terá futuro.

7) Este cargo não é muito júnior?
O profissional não deve ser muito pretensioso. Com essa pergunta, o gerente de contratação quer saber se o candidato estará satisfeito com o cargo ou se ele vai querer sair, tendo que ser substituído.

8) Se você pudesse mudar algo do seu passado, o que seria?
A resposta para essa pergunta mostra ao recrutador o caráter e a atitude do profissional. Essa também pode ser uma forma informal de falar sobre erros, fracassos e arrependimentos.

9) O que você quer deste emprego e da sua carreira?
A questão é complicada porque a maioria das pessoas não sabe o que quer. A maioria pensa em como agradar o entrevistador e não sobre sua principal vocação.

SIGA-NOS NO Google News