Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veículo da funerária já está viajando para Jales

Redação - 11 de junho de 2015 - 22:00

O prof. Deurivan acaba de informar ao Cassilândia Notícias de que o carro da funerária Nossa Senhora da Aparecida viajou para Jales (SP) há cerca de uma hora. É o veículo que fará o traslado do corpo de sua mãe Itelvina Rezende de Oliveira para Cassilândia. Deve chegar por volta das 3 horas, mas ainda o corpo deverá ser preparado. Não se sabe o horário do início do velório na Funerária Nossa Senhora Aparecida, porém, pode ocorrer a partir das 6 horas.

Itelvina faleceu hoje na Santa Casa daquela cidade paulista. Ela tinha enfisema pulmonar e recentemente contraiu pneumonia.

Leia o que diz o blog do médico Drauzio Varela sobre enfisema pulmonar

O enfisema é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, quase sempre causada pelo fumo, embora outros agentes (poeira, poluentes, vapores químicos) também possam provocá-lo. No enfisema, os alvéolos transformam-se em grandes sacos cheios de ar que dificultam o contato do ar com o sangue, uma vez que foi destruído o tecido por onde passavam os vasos.

Alguns fatores hereditários também podem contribuir para o aparecimento do enfisema.

Relativamente rara, a deficiência congênita de uma enzima protetora dos pulmões pode indicar maior predisposição para desenvolver a doença mesmo em não-fumantes. Nesse caso, ela se manifesta em pessoas mais jovens e sua evolução é mais rápida.

Sintomas

Respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco são sintomas do enfisema, mas o pior deles é a falta de ar que se agrava à medida que a doença se agrava. Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença.

No enfisema, os alvéolos ficam comprometidos e perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao sangue e dele retirar o dióxido de carbono. Alvéolos saudáveis são minúsculos, numerosos, esponjosos e elásticos. No enfisema, são maiores, menos numerosos e comparativamente mais rígidos. Nos estágios avançados da doença, a pessoa fica impossibilitada de executar até mesmo atividades físicas insignificantes e pode necessitar de oxigênio suplementar. Nesses casos, o enfisema pode ser fatal.

Recomendações

* Se você fuma, abandone o cigarro. A suspensão do fumo impede a progressão da doença, porém não reverte o processo. Os danos aos alvéolos são permanentes e os sintomas do enfisema permanecem. Novos tratamentos que buscam minimizar seus efeitos vêm sendo testados com sucesso.

* Execute as tarefas enquanto estiver expirando;Adote o critério de respirar com os lábios contraídos (posição de assobio), deixando apenas uma passagem pequena para o ar. Inale pelo nariz.

* Expire vagarosamente e com firmeza;

* Pare e descanse assim que sentir falta de ar;

* Inale oxigênio suplementar sempre que necessário;

* Planeje seus afazeres. Defina o meio mais eficiente e menos cansativo para executar suas tarefas;

* Estabeleça prioridades. Você não pode executar tudo da forma que estava acostumado.

* Escolha o que é prioritário;

* Controle-se. Mantenha um ritmo lento e contínuo para executar suas tarefas. Evite concentrá-las em determinados momentos;

* Estabeleça períodos de descanso ao longo do dia;

* Para vestir-se, barbear-se ou aplicar maquiagem, sente-se;

* Sempre que possível, use roupas folgadas, fáceis de vestir e de despir;

* Se você estiver acima de seu peso, emagreça. O esforço para suportar o peso excedente é grande e desnecessário.

* Coma alimentos com pouca gordura e muita fibra.

Atenção: O enfisema aumenta a susceptibilidade à pneumonia. Mantenha seu médico informado se notar qualquer sinal de infecção.

 

SIGA-NOS NO Google News