Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/06/2015 22:00

Veículo da funerária já está viajando para Jales

Redação

O prof. Deurivan acaba de informar ao Cassilândia Notícias de que o carro da funerária Nossa Senhora da Aparecida viajou para Jales (SP) há cerca de uma hora. É o veículo que fará o traslado do corpo de sua mãe Itelvina Rezende de Oliveira para Cassilândia. Deve chegar por volta das 3 horas, mas ainda o corpo deverá ser preparado. Não se sabe o horário do início do velório na Funerária Nossa Senhora Aparecida, porém, pode ocorrer a partir das 6 horas. 

Itelvina faleceu hoje na Santa Casa daquela cidade paulista. Ela tinha enfisema pulmonar e recentemente contraiu pneumonia.

Leia o que diz o blog do médico Drauzio Varela sobre enfisema pulmonar

O enfisema é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, quase sempre causada pelo fumo, embora outros agentes (poeira, poluentes, vapores químicos) também possam provocá-lo. No enfisema, os alvéolos transformam-se em grandes sacos cheios de ar que dificultam o contato do ar com o sangue, uma vez que foi destruído o tecido por onde passavam os vasos.

Alguns fatores hereditários também podem contribuir para o aparecimento do enfisema.

Relativamente rara, a deficiência congênita de uma enzima protetora dos pulmões pode indicar maior predisposição para desenvolver a doença mesmo em não-fumantes. Nesse caso, ela se manifesta em pessoas mais jovens e sua evolução é mais rápida.

Sintomas

Respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco são sintomas do enfisema, mas o pior deles é a falta de ar que se agrava à medida que a doença se agrava. Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença.

No enfisema, os alvéolos ficam comprometidos e perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao sangue e dele retirar o dióxido de carbono. Alvéolos saudáveis são minúsculos, numerosos, esponjosos e elásticos. No enfisema, são maiores, menos numerosos e comparativamente mais rígidos. Nos estágios avançados da doença, a pessoa fica impossibilitada de executar até mesmo atividades físicas insignificantes e pode necessitar de oxigênio suplementar. Nesses casos, o enfisema pode ser fatal.

Recomendações

* Se você fuma, abandone o cigarro. A suspensão do fumo impede a progressão da doença, porém não reverte o processo. Os danos aos alvéolos são permanentes e os sintomas do enfisema permanecem. Novos tratamentos que buscam minimizar seus efeitos vêm sendo testados com sucesso.

* Execute as tarefas enquanto estiver expirando;Adote o critério de respirar com os lábios contraídos (posição de assobio), deixando apenas uma passagem pequena para o ar. Inale pelo nariz.

* Expire vagarosamente e com firmeza;

* Pare e descanse assim que sentir falta de ar;

* Inale oxigênio suplementar sempre que necessário;

* Planeje seus afazeres. Defina o meio mais eficiente e menos cansativo para executar suas tarefas;

* Estabeleça prioridades. Você não pode executar tudo da forma que estava acostumado.

* Escolha o que é prioritário;

* Controle-se. Mantenha um ritmo lento e contínuo para executar suas tarefas. Evite concentrá-las em determinados momentos;

* Estabeleça períodos de descanso ao longo do dia;

* Para vestir-se, barbear-se ou aplicar maquiagem, sente-se;

* Sempre que possível, use roupas folgadas, fáceis de vestir e de despir;

* Se você estiver acima de seu peso, emagreça. O esforço para suportar o peso excedente é grande e desnecessário.

* Coma alimentos com pouca gordura e muita fibra.

Atenção: O enfisema aumenta a susceptibilidade à pneumonia. Mantenha seu médico informado se notar qualquer sinal de infecção.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)