Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vaticano reconhece milagre em Campo Grande e jovem italiano será beatificado

Campo Grande News - 19 de novembro de 2019 - 11:20

O italiano Carlo Acutis está perto de se tornar um beato pela Igreja Católica, isso porque uma comissão médica do Vaticano acaba de emitir um parecer positivo em relação a um milagre sob sua intercessão, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O jovem faleceu em 2006, vítima de uma leucemia e entregou toda a sua dor e sofrimento a Deus, ao Papa Bento XVI e à Igreja Católica.

A partir de agora, o jovem que ficou conhecido como o "Ciberapóstolo da Eucaristia" - pela evangelização na internet - será beatificado. A informação foi confirmada ao Lado B pelo Padre Tenório, vice-postulador da causa de canonização do venerável Carlo Acutis.

Antes mesmo do reconhecimento, o jovem já havia sido declarado “venerável”, em 2018, pelo Papa Francisco. O Pontífice assinou um decreto que reconhece as virtudes heróicas de Carlo Acutis, um passo importante para a beatificação.

Neste mês, um dia depois do parecer positivo, padre Tenório detalhou informações sobre o milagre realizado em Campo Grande e explicou que o primeiro ciclo da beatificação foi fechado.

“No dia 12 de outubro de 2010, na capela de Nossa Senhora Aparecida, de nossa Paróquia, no momento da Bênção com a Relíquia, aproximou-se um garoto, levado por seu avô e que sofria o drama do pâncreas anular, que trata-se de uma anomalia congênita rara. Essa enfermidade fazia com que a criança vomitasse todo tempo o que a deixava fraca e muito abatida, pois tudo o que comia, voltava, inclusive líquido. Já andava com uma toalhinha, porque era grave a sua situação. Cada vez mais fraco, debilitado, encontraria a morte certa. Na fila para bênção, a criança pergunta ao avô o que deveria pedir e ele lhe diz: " para parar de vomitar", e assim aconteceu. Quando chegou a vez do enfermo, ele tocou na Relíquia do Carlo e disse com voz firme: " Parar de Vomitar" e, a partir de então, não vomitou mais. Em fevereiro de 2011, a família mandou fazer novos exames no garoto e foi-lhe constatado a plena cura.. Agora é aguardar o momento em que a data da Cerimônia que tornará o Carlo Beato seja anunciada (sic), escreveu.

Nota assinada pelo postulador Nicola Gori e publicada no site oficial da Associação Carlo Acutis acrescenta que: "Portanto, continua o processo da Causa de canonização do Venerável no Dicastério Vaticano”.

Padre Tenório afirma que, nestes casos, o milagre é enviado para Sagrada Congregação dos Santos e, então, o Vaticano manda instaurar na Arquidiocese local um Tribunal Eclesiástico para averiguação do fato. Com testemunhos e provas documentais e médicas, o processo se encerra e retorna à Roma, para ser submetido à Equipe de peritos do Vaticano.

Conforme o portal Jovens de Maria, a mãe de Carlo Acutis revelou que o filho tinha um carinho muito grande pelo Brasil, mesmo sem nunca ter pisado aqui. “Carlo nunca esteve no Brasil e, no entanto, 90% dos milagres saíram daqui”, frisa.

Corpo intacto - No último dia 23 de janeiro de 2019, o Pe. Marcelo Tenorio, chegou a comunicar que o corpo do jovem italiano foi encontrado incorrupto.

“Caríssimos, recebi hoje da mãe de Carlo Acutis a feliz notícia de que o corpo do venerável jovem, que morreu dando a vida pelo Papa Bento XVI, está intacto. Vi as fotos, mas não posso divulgar. Seu corpo será levado para o convento dos capuchinhos, em Assis, e de lá, em tempo oportuno, transladado para antiga Igreja de Santa Maria Maior, na mesma Assis (sic)”, escreveu.

Mas quem foi Carlo Acutis? Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra, onde sua família viveu por motivos de trabalho. Anos depois, eles se mudaram para Milão, na Itália. Fez a primeira comunhão aos 7 anos e, desde então, sua vida foi marcada por um profundo amor pela Eucaristia, a qual considerava como “rodovia para o céu".

De acordo com a Agência ACI Digital, ele participava da missa todos os dias e também rezava o terço, impulsionado pela sua devoção à virgem Maria, a qual considerava sua confidente. Além disso, dava aulas de catecismo às crianças e ajudava as pessoas mais necessitadas.

A intensa vida espiritual de Carlo o levou a inventar o que alguns chamaram de um “kit para tornar-se santo”, formado por Missa, Comunhão, Terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros.

Acutis também desenvolveu desde pequeno o seu talento pela informática e os adultos que o conheciam o consideravam um gênio. Ele criou exposições virtuais sobre temas de fé, como milagres eucarísticos em todo o mundo. Fez isso quando tinha 14 anos.

Quando foi diagnosticado com leucemia, Carlo decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa da Virgem do Pilar, com apenas 15 anos.

Os restos mortais do venerável Carlo Acutis, descansam no Santuário da Spogliazione (Despojamento), local onde São Francisco de Assis deixou tudo para seguir o Senhor. Antes de morrer, o jovem expressou seu desejo de ser enterrado lá.

Segundo milagre em Campo Grande - Outro suposto milagre que já foi entregue à Causa dos Santos trata-se do jovem Gabriel Terron, cerimoneário na paróquia. Este milagre ainda não foi avaliado.

“Ele era coordenador dos Carlanis, grupo de jovem que seguia o Carlo. Certa vez ele teve 5 paradas cardíacas o que o deixou diagnosticamente em vida vegetativa. Eu mesmo estive com ele no hospital e toquei-o com a Sagrada Relíquia, e hoje ele está bem, em nosso meio, ajudando vez outra a Santa Missa e os médicos não sabem explicar o ocorrido”, afirma o padre Tenório.

SIGA-NOS NO Google News