Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vasectomia: Cirurgia não dói nem causa importência

Agência do Rádio - 20 de julho de 2012 - 08:27

Para evitar ter ou aumentar o número de filhos, muitos homens recorrem à vasectomia. A cirurgia é simples, sem dor e dura cerca de 40 minutos. Diferente do que muita gente pensa, ela não causa impotência sexual, como explica o urologista do Hospital Federal de Ipanema no Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde, Bruno Cançado.


\\\"Não altera em nada na verdade. A potência é feita por nervos que passam por dentro do abdômen da pessoa, por dentro do organismo e a cirurgia é toda feita na bolsa escrotal, no popular saco. Então não é um procedimento que atue na parte de ereção, nem nada disso, os nervos passam muito longe disso.\\\"

Se o homem se arrepender, ele deve fazer a reversão em no máximo cinco anos depois da cirurgia para que volte a ser fértil. Por isso, o urologista Bruno Cançado recomenda que se pense muito bem antes de fazer a vasectomia.


\\\"Tem que se pensar que é um procedimento esterilizador definitivo. Muito embora a gente possa tentar reverter a vasectomia, nem sempre a gente tem sucesso nisso e a cirurgia de reversão é muito complicada, muito minuciosa, precisa de material de microcirurgia.\\\"

O advogado Gilberto Biscaro conta que fez a vasectomia depois que teve o quarto filho aos 50 anos, no segundo casamento.


\\\"Achei conveniente então que eu tomasse providências para que não viesse mais por questões de custo e até pela minha idade. Não seria conveniente que eu continuasse tendo filhos indefinidamente sem saber qual é ainda a minha expectativa de vida, quais seriam os recursos que eu teria para dar uma boa qualidade de vida para as novas pessoas que viessem.\\\"

Depois da cirurgia, é preciso esperar três meses para confirmar se a vasectomia deu certo ou não, e dessa forma evitar uma gravidez indesejada.

Reportagem, Amanda Mendes


SIGA-NOS NO Google News