Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Varicocele. Conheça esta condição

Portal Med - 05 de maio de 2016 - 14:00

A varicocele é uma dilatação e tortuosidade das veias do escroto, ou seja, do plexo pampiniforme, que é uma rede de veias que drena o testículo. É uma causa comum de baixa produção espermática e diminuição da qualidade do esperma, embora nem todas as varicoceles afetem a produção de esperma.

A varicocele pode alterar o esperma, mas não causa alterações na potência sexual.

O diagnóstico é fácil. A varicocele pode ser tratada com uma cirurgia simples e rápida.

Quais são os sintomas?

Na maioria das vezes ela é assintomática.

Quando presente, a dor varia de um leve incômodo ou sensação de peso nos testículos à presença de dor testicular. Esta piora com as atividades físicas ou se a pessoa fica sentada ou de pé por longos períodos. A dor é aliviada quando o paciente deita de costas.
Uma massa no escroto pode ser palpável ao exame. Com o passar do tempo, a varicocele pode aumentar de volume e se tornar visível.
Às vezes pode causar infertilidade.
Hipotrofia testicular.

Quando procurar um médico?

Pelo fato de raramente causar sintomas, a varicocele muitas vezes é diagnosticada nos casos de pesquisa de infertilidade em um casal ou durante um exame físico médico por outra razão.

Entretanto, aqueles que apresentam dor ou desconforto no escroto devem procurar um urologista para avaliação, já que várias outras causas podem ser o motivo de uma massa escrotal ou de dor no testículo.

Quais são as causas?

A causa ainda não foi estabelecida, mas acredita-se que há uma alteração nas válvulas dentro das veias que drenam os testículos, o que leva à dilatação destas veias.

Em geral são congênitas e aparecem na adolescência. São mais freqüentes do lado esquerdo, devido à posição da veia testicular esquerda.

Entretanto, os dois testículos podem ser afetados e a varicocele em um dos testículos pode afetar a produção de esperma nos dois testículos.

Existem complicações da varicocele?

Hipotrofia ou atrofia do testículo afetado.
Infertilidade: não está claro como a varicocele afeta a fertilidade. Existe a hipótese de que a veia testicular ajuda a esfriar o sangue da artéria testicular. Uma obstrução ao fluxo sanguíneo nesta região pode atrapalhar a produção adequada de espermas ou dificultar a motilidade dos espermatozoides.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é essencialmente clínico, através do exame físico da genitália masculina. Há um aumento do volume da bolsa escrotal tanto acima quanto lateralmente ao testículo.

O diagnóstico pode ser confirmado com uma ultrassonografia escrotal com Doppler colorido.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito por um urologista e a cirurgia é a opção terapêutica mais eficiente. Existem diferentes técnicas cirúrgicas, mas todas elas identificam os vasos afetados e fazem uma ligadura dos vasos varicosos. É uma cirurgia realizada com anestesia raquidiana ou peridural.

O retorno às atividades rotineiras é rápido.

Nos casais inférteis cujos homens realizam o tratamento com microcirurgia, as taxas de gestação tendem a aumentar cerca de 30 a 40% e há uma melhora nos padrões espermáticos em torno de 70%.

SIGA-NOS NO Google News