Cassilândia, Domingo, 20 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

18/09/2019 15:30

Varicocele – a principal causa de infertilidade masculina

Doutor TV

 

A varicocele é definida como a dilatação e tortuosidade das veias do plexo pampiniforme do cordão espermático (que fazem a drenagem do sangue dos testículos). Essa condição é conhecida também como varizes testiculares, analogia às varizes das pernas, observada nas mulheres.

Com essa alteração na drenagem do sangue dos testículos, ocorre aumento da temperatura e dificuldade de eliminação de substâncias tóxicas e radicais livres de oxigênio, gerando aquecimento testicular e prejuízo na formação dos espermatozoides.

A varicocele fica mais evidente na adolescência, e com o decorrer do tempo, vai causando alterações seminais. Atinge cerca de 40% dos homens, correspondendo a 20% dos casos de infertilidade masculina primária e 80% dos casos de infertilidade masculina secundária (homens que já tiveram filhos anteriormente e apresentam infertilidade após certo período).

Geralmente a doença é indolor, mas pode dar sensação de peso no testículo e comprometer a estética escrotal. Ela não causa distúrbios sexuais, ocorre com maior frequência no testículo esquerdo, devido a alteração anatômica no mecanismo de drenagem venosa.

Diagnóstico

O diagnóstico é estritamente clínico, através de exame físico realizado no paciente em pé, com luz e temperatura ambiente adequadas. Em alguns casos de dúvida, o exame ultrassonográfico pode ser necessário para elucidação.

Tratamento

O tratamento é cirúrgico, sendo que a técnica mais adequada é a microcirurgia. O paciente pode ser submetido a um bloqueio anestésico (raquianestesia) ou anestesia geral. São realizados dois cortes pequenos na região púbica e feita a ligadura das veias varicosas com preservação da artéria e vasos linfáticos. O paciente recebe alta no dia da cirurgia e necessita de cinco dias de repouso.

Cuide da sua saúde, consulte o seu médico regularmente!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 19 de Outubro de 2019
17:41
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 18 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)