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Vamos parar de procrastinar?

Administradores.com.br - 08 de abril de 2016 - 18:00

O hábito de adiar tarefas ou atividades importantes por outras menos relevantes parece ser um comportamento bastante repetido por alguns profissionais. É tão comum que vários de seus colegas podem ser viciados em procrastinar e você nem sabe, porque isso não é algo que se admita de uma hora para a outra.

Para o empreendedor e procrastinador Vik Nithy, postergar tarefas "é um problema sério e tem a ver com a crença de que as condições atuais não são perfeitas para a prática". Nithy relata em uma conferência TED que descobriu que em toda mente de um procrastinador existe uma luta interna entre o sistema límbico e o córtex pré-frontal. Enquanto o sistema límbico, uma parte mais primitiva do cérebro, envia mensagens para fazer coisas mais agradáveis e menos imediatas, o córtex pré-frontal luta por priorizar as atividades mais importantes.

Outro procrastinador é Tim Urban, criador do blog "Wait But Why". Ele participou de uma conferência TED onde relatou que a postergação recorrente de tarefas pode ser controlada sempre que existam prazos, ao contrário disso, será muito difícil. Então, o grande problema do procrastinador é a inexistência de prazos. "Se uma pessoa não quer fazer sua carreira por si própria, nas artes ou em algum empreendimento, por exemplo, não há prazos a princípio, porque não acontece nada. Não até que se saia e se faça o trabalho duro. Também existem coisas fora da carreira que não necessitam prazos, como a família, fazer exercício ou cuidar da própria saúde", disse.

Mas como fazer isso, diante desse comportamento? Nithy diz que a forma de vencer a procrastinação é através da "metacognição". A seguir estão os seis passos que ele propõe.

1. Planificar objetivos: Consiste em planificar exatamente o que se tem que fazer e dividí-lo em partes. "Desta forma, descobriremos que a tarefa é menos chata do que se acredita", aconselha.

2. Planificar os tempos: Resolver o que se vai fazer a cada lapso de tempo.

3. Planificar recursos: Dispor de pelo menos 10 minutos antes de cada tarefa para se organizar e ter tudo que for necessário.

4. Planificar o processo: "As investigações demonstraram que ao se visualizar o processo de realizar algo, a tarefa se torna mais fácil", disse.

5. Antecipar as distrações: Deve se comprometer a não se distrair.

6. Preparar-se para o fracasso: Nithy explica que é conveniente evitar procrastinar quando se sente preso no meio da tarefa, porque se você deixa de fazer o que está fazendo é bastante provável que não termine a tarefa. Tem que tentar resolver o problema que se apresente como ele é.

"Acredito que se nos habituarmos a traçar planos, a refletir sobre o modo de pensar e a fazer as coisas que se fazem rapidamente, então o mundo estará nas nossas mãos", disse Nithy.

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