Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Valter fica no PMDB e vai disputar candidatura com Moka

Paulo Fernandes, Campo Grande News - 14 de setembro de 2009 - 20:48

Em uma reunião de quase três horas, no diretório regional, o senador Valter Pereira (MS) decidiu que vai permanecer no PMDB e que vai disputar uma das vagas de candidato a senador com o presidente regional do partido, deputado federal Waldemir Moka. As prévias para o cargo serão realizadas no 1º trimestre de 2010.

Na reunião que contou com o governador André Puccinelli, os pré-candidatos a senador decidiram disputar uma das vagas através de prévias. Outra decisão é de que o derrotado irá apoiar o vencedor e será contemplado de alguma maneira, possivelmente com uma candidatura a deputado federal.

Para garantir isenção na disputa, os peemedebistas também decidiram aceitar o pedido de Valter para os membros do partido que serão candidatos nas eleições de 2010 se afastem da direção do PMDB, que ficará sob a presidência do secretário-geral Esacheu Nascimento. Os suplentes irão assumir os outros cargos já quem a direção do partido tem vários candidatos.

Além de Moka e Valter, presidente e 1º vice, a direção tem Marçal Filho como 2º vice e o deputado Nelson Trad é o 3º vice (mas este último deve abandonar a política). Além disso, Celina Jallad é a 1ª tesoureira e são vogais o secretário Carlos Marun e os deputados estaduais Akira Otsubo, Jerson Domingos e Youssif Domingos.

Na próxima segunda-feira será feita uma resolução definindo as prévias. “Supondo que as prévias sejam no final do 1º trimestre, teremos abril, maio, junho, julho, agosto e setembro. São seis meses antes da eleição. É tempo mais do que suficiente”, afirmou o governador.

As prévias estão previstas no estatuto do partido. O PMDB pretende guardar a outra vaga de candidato a senador como atrativo para alianças. Já a convenção para definir os candidatos a deputados federal e estadual será em junho.
“A definição segue o prazo legal. Pode fazer acordo antes, mas só na convenção que há a confirmação”, afirmou Moka.

Com o acordo, Valter Pereira descartou a possibilidade de deixar o partido. “Não há porque tomar uma decisão como essa ou negar a legitimidade da disputa. Não há motivo para que eu deixe o partido”, afirmou o senador.

“Nada vai atrapalhar 30 anos de amizade”, comentou Moka.

Para o governador André Puccinelli a ausência de possíveis pré-candidatos como os prefeitos Nelson Trad Filho e Simone Tebet na reunião pode significar que eles não querem disputar o Senado. No entanto, isso não significa que eles estejam excluídos. Pelo acordo, qualquer um que esteja filiado ao partido poderá disputar o cargo de candidato a senador.

SIGA-NOS NO Google News