Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Valor pago ao produtor de leite encolhe 16% em junho

Rede Rural - 30 de junho de 2006 - 08:33

Alguns anos atrás, a chegada do período seco do ano era certeza de recuperação dos preços do leite. Nessa época, os produtores se empenhavam em dar ração suplementar para o gado para alcançar, durante o inverno, uma boa cota de leite entregue à indústria, situação que influía nos preços do produto durante todo o ano. Agora, a situação mudou sensivelmente, fazendo com que o valor do leite se mantenha baixo durante todo o ano.

Neste mês de junho, o preço pago aos produtores subiu 0,75% em comparação com maio, mas recuou 19,53% na comparação com junho do ano passado, considerando-se a inflação do período medida pelo IPCA. O preço médio alcançou R$ 0,4975 por litro na média dos sete Estados pesquisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, sem contar que o produtor normalmente arca com os custos do frete entre a fazenda e a usina de beneficiamento.

Os dados do Cepea mostram que em Goiás a diminuição do poder de compra do produtor foi ainda mais acentuado em relação à média dos sete estados pesquisados, chegando em 21%. "Essa queda é justificada pelo grande volume de leite produzido no estado este ano", conforme revelou o relatório mensal. Em importantes bacias leiteiras do País, como Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Bahia, os preços em junho praticamente mantiveram-se estáveis em relação a maio, segundo Cepea.

SIGA-NOS NO Google News