Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/08/2005 09:10

Valério é recebido em Lisboa como assessor de Lula

Redação Terra

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza se apresentou ao governo português como consultor do presidente Lula, segundo declaração do ex-ministro de Obras Públicas, Transportes e Comunicações António Mexia, publicada no mês passado pelo semanário Expresso, de Lisboa. Mexia disse que recebeu Valério "na qualidade de consultor do presidente do Brasil e a pedido de Miguel Horta e Costa, presidente da PT (Portugal Telecom)". Em comunicado nesta quarta-feira, o Planalto negou que tenha autorizado Marcos Valério a representar o presidente Lula em Portugal.

O encontro aconteceu no final de outubro do ano passado, segundo informação obtida pela Folha de S.Paulo.

Em nota divulgada ontem, a Portugal Telecom admitiu ter tido "contatos" com Marcos Valério, mas não esclareceu quantos, quando nem que tipo de contatos manteve com ele. Em declaração à parte da nota oficial, informou que o empresário só esteve uma vez em sua sede, em Lisboa, no final de outubro.

O banqueiro português Ricardo Espírito Santo, do Banco Espírito Santo, um dos principais acionistas da Portugal Telecom, confirmou nesta quarta-feira ter se reunido com o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal José Dirceu (PT-SP) no Palácio do Planalto, em 11 de janeiro de 2005. De acordo com Espírito Santo, foi o empresário Marcos Valério, responsável por empréstimos milionários ao PT, quem negociou a realização da audiência. Segundo o banqueiro, Valério, inclusive, participou do encontro.

As informações desmentem o petista, que negou veementemente, durante depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, na última terça-feira, ter participado de qualquer negociação com a empresa lusitana. Também contraria a versão dada de que sua relação com Marcos Valério era apenas "social" e restrita a "uns dois encontros" na Casa Civil, junto com diretores do Banco Rural.

"Quero negar que autorizei ou tive qualquer relação com a Portugal Telecom", disse José Dirceu.

Dirceu confirmou ao jornal O Globo ter recebido o banqueiro na companhia de Valério, mas negou que o empresário brasileiro tivesse marcado a reunião. Se limitou a dizer que o sócio das agências de publicidade DNA e SMP&B "estava prestando serviços" para o banco português. Segundo ele, o Espírito Santo foi comunicar interesses em novos investimentos.

A audiência está registrada na agenda oficial do ex-ministro, e ocorreu 13 dias antes de viagem de Valério a Lisboa, junto com o tesoureiro do PTB, Emerson Palmieri, a fim de se reunir com diretores da Portugal Telecom. Valério afirmou que a "missão" teve como objetivo tratar da conta de publicidade da Telemig, que na época era negociada com a empresa de telefonia européia. Ele disse ainda que Palmieri tinha embarcado apenas para "passear", na qualidade de seu "amigo". Na agenda de Dirceu também está marcada uma viagem do ex-ministro a Portugal no dia 7 de junho, no qual o petista participou de um jantar com Miguel Horta e Costa, presidente da Portugal Telecom.

Durante o depoimento de José Dirceu, o parlamentar Roberto Jefferson (PTB-RJ) afirmou que o petista intermediou, com aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma viagem de emissários do PTB e do PT com dirigentes da Portugal Telecom, supostamente para negociar liberação de recursos aos partidos em troca de facilidades para a empresa em seus negócios no País. A versão foi negada por Valério, Dirceu e o Palácio do Planalto, por meio de comunicado.

Jefferson também disse, em fala à CPI dos Correios, que Valério pressionou o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) a transferir reservas para o Espírito Santo, em valores que chegariam a R$ 600 milhões. Em troca, PT e PTB dividiriam uma "comissão".

Ricardo Espírito Santo confirmou a audiência, mas negou que tenha efetuado negócios com Valério ou com o governo. De acordo com o banqueiro, o encontro no Planalto foi uma "reunião de apresentação", de caráter estritamente "social". Valério nega ter participado da referida reunião.

A relação nebulosa de Valério com o governo federal já tinha ganho mais um ingrediente nesta quarta-feira, após a divulgação de reportagem do jornal português Expresso, do dia 16 de julho, afirmando que o publicitário se encontrou com o ex-ministro de Portugal António Mexia na qualidade de "assessor do presidente Lula". Valério negou que tenha representado o presidente Lula em qualquer momento, mas confirmou a visita.

Em nota, o governo federal afirmou que o presidente Lula esteve duas vezes com representantes da Portugal Telecom - versão confirmada pelos deputados e ex-ministros das Comunicações Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Miro Teixeira (PT-RJ) -, mas garantiu que as reuniões trataram somente de novos investimentos no Brasil.

A Portugal Telecom divulgou, também nesta quarta-feira, uma segunda nota confirmando que teve contato com Valério, mas negando que os encontros tenham sido para discutir ou negociar operações de financiamento de partidos políticos brasileiros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)