Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vale Renda começa a ser pago a 3% das famílias previstas

Marta Ferreira - Campo Grande News - 18 de fevereiro de 2008 - 13:49

O Programa Vale Renda, que prevê bolsa mensal de R$ 120 a famílias de baixa renda de Mato Grosso do Sul, vai começar a funcionar com um número de beneficiários de 1,6 mil, o equivalente a pouco mais de 3% dos 50 mil previstos pelo governo do Estado e menos ainda em relação às 80 mil famílias que a administração passada dizia serem beneficiadas.

Este é o número de famílias cujo valor do benefício já foi liberado ao Banco do Brasil, responsável pelo pagamento. O montante envolvido é de .Para receber o Vale Renda, as famílias vão usar um cartão magnético.

Na sexta-feira passada e nesta segunda-foram, foram enviadas correspondências às famílias atendidas neste primeiro momento, para que elas possam pegar o cartão e fazer a retirada do valor, segundo informou a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, responsável pelo programa.Conforme no que a secretaria divulgou, é preciso esperar a carta para buscar o benefício.

“Todos os beneficiários devem aguardar em suas residências a correspondência, que os habilita a se dirigirem ao local de pagamento. Só devem comparecer ao banco os beneficiários que receberem essa correspondência”, reforçou a secretaria, em nota divulgada pela assessoria de imprensa do governo. explica a secretária da Setass, Tânia Mara Garib.

Segundo ela, a mesma correspondência que informa o dia do pagamento de fevereiro também traz a data de pagamento do Vale Renda para o mês de março.O governo divulgou que nas cidades onde existe apenas caixa eletrônico do banco, a Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass) e a diretoria do banco estão estudando uma estratégia para o primeiro pagamento.

Lançamento - A assessoria de imprensa do governo divulgou que o o governador André Puccinelli (PMDB), fará, em data não informada, o lançamento simbólico do pagamento do benefício nos municípios de Itaquiraí, Pedro Gomes, Sonora, Bela Vista e Corumbá e, no próximo mês, outros municípios do Estado serão visitados.

O Vale Renda substitui os programas sociais que haviam no governo passado, e que foram suspensos quando a atual administração assumiu. O cadastramenteo das famílias para receber a ajuda financeira oficial começou em novembro do ano passado. Inicialmente, foram recadastradas as famílias que já recebiam o benefício.

Em Campo Grande, a Secretaria precisou contratar funcionários temporários para cadastrar as famílias. Trinta e cinco pessoas foram cadastradas. Não foi divulgado ainda o resultado do trabalho.

Para ter direito ao Vale Renda, o principal critério é ter renda familiar per capita inferior ou igual a meio salário mínimo; o segundo é residir no Estado há pelo menos dois anos. Beneficiados pelo Vale Renda não poderão estar enquadrados em programas do tipo do governo federal ou municipal a menos que o valor recebido seja inferior a meio salário mínimo, ou que haja integração entre as iniciativas governamentais no setor.

É preciso ainda cumprir uma série de tarefas, ligadas a cuidados com a saúde e educação.Um número de telefone foi colocado à disposição dos beneficiários para informações: o 0800 673700 está à disposição dos beneficiários para outros esclarecimentos.

SIGA-NOS NO Google News