Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vai viajar? Confira dicas de como despachar sua mala sem nenhum custo

Confira informações sobre limites de peso, tamanho de bagagem e o que levar na mala de mão

Correio do Estado - 05 de agosto de 2020 - 13:00

Vai viajar? Confira dicas de como despachar sua mala sem nenhum custo

Apesar das viagens ainda serem um sonho distante para a maioria dos brasileiros devido à pandemia do novo coronavírus, dá para aprender um pouco sobre esse universo durante o período em casa.

Entre as principais dúvidas na hora de pegar um voo estão as relacionadas a bagagem. Qual é o limite de peso, tamanho, o que levar na mala de mão e como despachar cada coisa.

Em primeiro lugar é importante diferenciar a bagagem de mão, que conforme a Resolução 400 da Anac, deve ser de até 10 kg, da bagagem despachada, ou seja, aquela que é enviada no bagageiro do avião. Estas últimas são entregues no aeroporto na hora do check-in e devolvidas ao passageiro apenas naquelas esteiras e apenas na chegada ao destino. Quando o passageiro despacha a mala, ele recebe um comprovante, que deve ser guardado para conferência ou no caso da mala se extraviar, ou seja, se perder, normalmente quando os voos têm escalas.

As malas até podem ser despachadas gratuitamente, depende do tipo de passagem aérea que foi adquirida ou se tem alguma promoção ocorrendo no aeroporto na hora do embarque.

Limite de peso

Qual o limite de peso e malas que posso despachar? Em voos nacionais, geralmente as passagens promocionais ou mais baratas não incluem o despacho de bagagem. Caso precise despachar uma ou mais malas, o passageiro terá de comprar o serviço à parte pelo passageiro ou optar por uma tarifa mais cara, que inclua a bagagem.

Em voos internacionais não existe uma franquia mínima de bagagem despachada por lei, mas algumas companhias aéreas permitem que o passageiro despache uma ou até duas malas sem custo adicional, dependendo da classe da passagem. Em geral, a regra é que os bilhetes mais baratos ou promocionais não ofereçam a bagagem, que deve ser comprada à parte.

Bagagem de mão

Conforme mencionado anteriormente, a bagagem de mão deve ter até 10kg. Em voos domésticos, a bagagem deve ter medidas máximas de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), incluindo alças, bolsos e rodinhas. Uma dica é levar os itens mais importantes com você na bagagem de mão, como cartões de crédito, dinheiro, remédios, documentos e até uma muda de roupa caso a mala despachada se perca no caminho.

Ainda é possível levar uma bolsa de mão, maleta ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro ou no compartimento próprio da aeronave na cabine, um casaco, sobretudo, manta ou cobertor, além de equipamentos como máquina fotográfica, laptop ou binóculo, alimentação infantil para consumo durante a viagem e até bebê conforto.

SIGA-NOS NO Google News