Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/06/2004 10:27

Vai ser reconstituida a Trilha da Retirada da Laguna

Agência Popular

Acontece no dia 18, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o lançamento da Trilha da Retirada da Laguna, que será percorrida por uma expedição formada por militares, autoridades civis, profissionais da imprensa regional e mídia nacional, além de representantes de universidades. O percurso de 213 quilômetros entre Bela Vista e Nioaque será feito em uma semana no período de 2 a 6 de agosto. Na ocasião, será demarcado o restante do percurso, entre Nioaque e Aquaidauana/Anastácio.

O governador Zeca do PT propôs parcerias com a iniciativa privada para construir e revitalizar monumentos que fazem parte dos cenários de reconstituição da Trilha da Retirada da Laguna. O secretário de Cultura, Silvio Nucci, já estruturou a parte didática do projeto, com o levantamento de toda a história da Retirada da Laguna, e a elaboração de um livro que conta toda a trajetória da coluna brasileira que foi dizimada pela cólera na fuga de tropas paraguaias, durante o conflito com o país vizinho no século XIX.

O governador já tratou com o governo federal da parte do projeto que prevê a reconstituição dos principais cenários da retirada, com a demarcação da rota que foi executada pela coluna brasileira em território sul-mato-grossense, e a construção de monumentos e do museu da Guerra do Paraguai, para marcar esse episódio da história do Brasil.

Nessa terceira edição da expedição de reconstituição da Trilha, haverá duas encenações, uma em Bela Vista e outra em Nioaque. O governador e comandantes militares devem visitar autoridades paraguaias, 35 quilômetros a partir da fronteira, em Bela Vista. A trilha acompanha a rodovia até Nioaque, numa extensão de 213 quilômetros, concluindo em Aquidauana, num percurso de 350 quilômetros.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)