Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vai ser reconstituida a Trilha da Retirada da Laguna

Agência Popular - 14 de junho de 2004 - 10:27

Acontece no dia 18, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o lançamento da Trilha da Retirada da Laguna, que será percorrida por uma expedição formada por militares, autoridades civis, profissionais da imprensa regional e mídia nacional, além de representantes de universidades. O percurso de 213 quilômetros entre Bela Vista e Nioaque será feito em uma semana no período de 2 a 6 de agosto. Na ocasião, será demarcado o restante do percurso, entre Nioaque e Aquaidauana/Anastácio.

O governador Zeca do PT propôs parcerias com a iniciativa privada para construir e revitalizar monumentos que fazem parte dos cenários de reconstituição da Trilha da Retirada da Laguna. O secretário de Cultura, Silvio Nucci, já estruturou a parte didática do projeto, com o levantamento de toda a história da Retirada da Laguna, e a elaboração de um livro que conta toda a trajetória da coluna brasileira que foi dizimada pela cólera na fuga de tropas paraguaias, durante o conflito com o país vizinho no século XIX.

O governador já tratou com o governo federal da parte do projeto que prevê a reconstituição dos principais cenários da retirada, com a demarcação da rota que foi executada pela coluna brasileira em território sul-mato-grossense, e a construção de monumentos e do museu da Guerra do Paraguai, para marcar esse episódio da história do Brasil.

Nessa terceira edição da expedição de reconstituição da Trilha, haverá duas encenações, uma em Bela Vista e outra em Nioaque. O governador e comandantes militares devem visitar autoridades paraguaias, 35 quilômetros a partir da fronteira, em Bela Vista. A trilha acompanha a rodovia até Nioaque, numa extensão de 213 quilômetros, concluindo em Aquidauana, num percurso de 350 quilômetros.


SIGA-NOS NO Google News