Cassilândia, Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Últimas Notícias

15/05/2017 11:00

Vai de bike? Médico alerta sobre lesões a curto e médio prazo

Gazeta Esportiva

 

Na sede pela perda daquelas gordurinhas indesejadas ou mesmo para manter a forma, sem dúvida o ciclismo é uma das modalidades mais procuradas por esportistas. Por queimar até 20 kcal por minuto, a depender da intensidade, a prática do exercício é saudável, mas pode causar prejuízos irreversíveis ao praticante se alguns cuidados essenciais não forem observados. É o que alerta o ortopedista Bruno Rezende, da clínica brasiliense Arthros.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o médico orienta que a postura do ciclista, até mesmo as posições incorretas das articulações, dos pedais e dos bancos podem causar lesões imediatas ou a longo prazo, que podem inviabilizar futuramente a prática do esporte e a qualidade de vida do praticante.

“Existem particularidades pela posição em que é praticada, intensidade e repetição de movimentos. É necessário, como toda atividade física, uma supervisão que respeite os limites de cada indivíduo”, explica.

O médico orienta que é necessário que todos os membros inferiores (joelhos e tornozelos) estejam nivelados com o ciclo. Ele aponta ainda para a posição do guidom e dos pedais, que deve estar bem ajustada. No caso dos joelhos, especificamente, não podem se estender completamente e o ideal é que o ângulo não passe dos 75 graus. “Qualquer membro desses que esteja mais aberto ou fechado pode prejudicar o desempenho e ainda causar lesões”, lembra.

Segundo o especialista, em alguns casos, dependendo das lesões causadas, a reabilitação necessária pode ser muito demorada, adiando o retorno do atleta à prática da modalidade. “Nos mínimos sinais de dor, o paciente precisa buscar imediatamente um especialista. Quanto mais cedo tratar, mais rápida será a recuperação”, conta.

Bruno Rezende explica que o tratamento varia desde a orientação de treinos, ajuste da bicicleta, trabalho de reequilíbrio muscular, até repouso e fisioterapia . “Em alguns casos, tratamento cirúrgico por vídeo (artroscopia) é inevitável”, diz.

Dicas médicas para evitar lesões:

Alinhamento dos membros
É necessário que joelhos e tornozelos estejam nivelados, sem que fiquem mais abertos ou fechados;

Posição do guidom e do pedal
Os pontos precisam estar regulados de acordo com a altura do esportista;

Alinhamento dos joelhos
Alinhamento na horizontal, sem extensão completa quando o pedal estiver mais próximo ao chão.

Fonte: Objetiva Acessória

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 23 de Maio de 2017
Segunda, 22 de Maio de 2017
21:25
Loteria
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)