Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

15/05/2017 11:00

Vai de bike? Médico alerta sobre lesões a curto e médio prazo

Gazeta Esportiva

 

Na sede pela perda daquelas gordurinhas indesejadas ou mesmo para manter a forma, sem dúvida o ciclismo é uma das modalidades mais procuradas por esportistas. Por queimar até 20 kcal por minuto, a depender da intensidade, a prática do exercício é saudável, mas pode causar prejuízos irreversíveis ao praticante se alguns cuidados essenciais não forem observados. É o que alerta o ortopedista Bruno Rezende, da clínica brasiliense Arthros.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o médico orienta que a postura do ciclista, até mesmo as posições incorretas das articulações, dos pedais e dos bancos podem causar lesões imediatas ou a longo prazo, que podem inviabilizar futuramente a prática do esporte e a qualidade de vida do praticante.

“Existem particularidades pela posição em que é praticada, intensidade e repetição de movimentos. É necessário, como toda atividade física, uma supervisão que respeite os limites de cada indivíduo”, explica.

O médico orienta que é necessário que todos os membros inferiores (joelhos e tornozelos) estejam nivelados com o ciclo. Ele aponta ainda para a posição do guidom e dos pedais, que deve estar bem ajustada. No caso dos joelhos, especificamente, não podem se estender completamente e o ideal é que o ângulo não passe dos 75 graus. “Qualquer membro desses que esteja mais aberto ou fechado pode prejudicar o desempenho e ainda causar lesões”, lembra.

Segundo o especialista, em alguns casos, dependendo das lesões causadas, a reabilitação necessária pode ser muito demorada, adiando o retorno do atleta à prática da modalidade. “Nos mínimos sinais de dor, o paciente precisa buscar imediatamente um especialista. Quanto mais cedo tratar, mais rápida será a recuperação”, conta.

Bruno Rezende explica que o tratamento varia desde a orientação de treinos, ajuste da bicicleta, trabalho de reequilíbrio muscular, até repouso e fisioterapia . “Em alguns casos, tratamento cirúrgico por vídeo (artroscopia) é inevitável”, diz.

Dicas médicas para evitar lesões:

Alinhamento dos membros
É necessário que joelhos e tornozelos estejam nivelados, sem que fiquem mais abertos ou fechados;

Posição do guidom e do pedal
Os pontos precisam estar regulados de acordo com a altura do esportista;

Alinhamento dos joelhos
Alinhamento na horizontal, sem extensão completa quando o pedal estiver mais próximo ao chão.

Fonte: Objetiva Acessória

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 19 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)