Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vai correr na São Silvestre? Confira oito dicas para os pés

Luiz Henrique Conde, assessoria - 17 de dezembro de 2018 - 16:40

A Corrida Internacional de São Silvestre é uma das provas mais tradicionais e disputadas do Brasil, reunindo todos os anos pessoas de diferentes nacionalidades para percorrer os 15 km do trajeto. E para que os corredores tenham um bom rendimento, o cuidado com os protagonistas da atividade, os pés, é indispensável. A pressão que eles sofrem nas corridas exige preparo e atenção especial após os treinos.


Para cuidar corretamente da saúde dos pés e se preparar para essa grande corrida, a podóloga e coordenadora técnica da rede Doctor Feet, Cristina Lopes, ensina algumas dicas para os corredores:


Escolha um tênis adequado e use-o com meias de algodão, que absorvem o suor e ajudam a combater os fungos.
Não corte as unhas muito curtas, evite tirar totalmente as cutículas e não lixe demais a sola dos pés, principalmente antes da prova. Essas são proteções naturais do corpo que impedem a sensibilidade, calos, frieiras, infecções por bactérias e bolhas.


O corte das unhas deve ser feito por um podólogo, profissional habilitado que, além de cortar e lixar corretamente, também poderá identificar e tratar doenças específicas.


Mantenha-os hidratados, pois isso evita o atrito com a meia e impede a formação de bolhas.


Opte por palmilhas e protetores de silicone que absorvem o impacto e evitam o atrito com o tênis.


Evite estourar as bolhas que costumam surgir nos pés, mantendo-os limpos, secos e em repouso, pois assim o risco de infecção é menor. Caso estourem, não remova a pele, ela servirá de proteção natural para a área machucada.
Use um tênis já amaciado. Isso evita surpresas desagradáveis como descobrir que o calçado pode gerar desconforto em alguma parte do pé.


Após a corrida, faça um escalda-pés com água quente para relaxar e pingue algumas gotas de óleo essencial de melaleuca, que tem ação antifúngica, ou óleo essencial de lavanda, que é relaxante. Na falta dos óleos, junte à água um punhado de sal grosso, que ajuda na circulação. A reflexologia, uma massagem relaxante, também é recomendada para ajudar a relaxar, descansar e aliviar as tensões.


Sobre a Doctor Feet
Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de cuidados e saúde para os pés e venda de produtos médicos e ortopédicos. Comemorando 20 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros. Mais informações: www.doctorfeet.com.br

SIGA-NOS NO Google News