Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/04/2005 14:21

Vadiagem pode deixar de ser crime

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania vai avaliar o Projeto de Lei 4977/05, que descriminaliza as práticas de vadiagem e de mendicância. O projeto, do deputado Pastor Francisco Olímpio (PSB-PE), altera a Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei 3688/41).
Atualmente, a vadiagem e a mendicância são passíveis de prisão, cuja pena varia de 15 dias a três meses. O Código de Processo Penal considera que ambas são crimes inafiançáveis. No caso da mendicância, a pena ainda pode ser aumentada de um sexto a um terço, caso seja praticada de modo vexatório ou ameaçador, com simulação de moléstia ou deformidade, ou em companhia de deficiente mental ou menor de 18 anos.

Políticas sociais
Para o Pastor Francisco Olímpio, a Lei de Contravenções Penais expressa uma visão medieval, insensível ao flagelo social. O deputado ponderou que a mendicância não pode ser considerada crime, pois é conseqüência da falta de políticas sociais amplas e abrangentes. "É evidente que a simples pretensão de punir os que a sociedade já condenou à exclusão, à fome e ao desespero é de uma crueldade insuperável em nosso ordenamento jurídico, mais ainda quando se percebe que essa pretensão se concretiza com a prisão", considerou.

Reportagem - Joseana Paganine
Edição - Rodrigo Bittar

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)