Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacinação precisa ser discutida, diz Sérgio Assis

Janaina Gaspar - 19 de outubro de 2005 - 14:20

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19) da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Sérgio Assis (PSB) destacou a necessidade de se avaliar a vacinação contra a febre aftosa do rebanho bovino do Estado. Segundo o deputado, existem países da Europa que não vacinam seus rebanhos e mesmo assim possuem certificado de área livre de aftosa, inclusive com licença para exportação.

“Não estou dizendo que a vacinação é ineficaz, mas estamos tendo um exemplo de que só a vacinação não adianta. Acredito que o Estado precisa avaliar bem a grave situação que estamos enfrentando. Temos o exemplo de que na região do Pantanal a vacina é anual e lá não existe incidência de foco. Será que o problema é o tipo de vacina? Enfim, minha preocupação é gastarmos tempo e dinheiro em uma medida que não está rendendo bons resultados”, argumentou o parlamentar.

Sérgio Assis também ressaltou a necessidade da melhoria dos salários dos médicos veterinários que atuam como fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro).

“São 110 fiscais que recebem um salário muito pequeno, sem reajustes a mais de três anos. Isso acaba refletindo na atuação destes profissionais”, avaliou.

Ele finalizou acrescentando que a entrada clandestina de rebanho infectado do Paraguai em território sul-mato-grossense precisa ser investigada com firmeza.



SIGA-NOS NO Google News