Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacinação na gestação

Pediatra Digital - 22 de janeiro de 2017 - 09:00

A mulher em idade fértil que pensa em engravidar deve fazer suas sorologias para averiguar se foi realizada a vacinação contra algumas doenças como rubéola, caxumba, catapora (varicela), hepatite B e hepatite A. A gestação é um momento do sistema imunológico onde deve-se evitar quaisquer doença por que ela pode ser prejudicial tanto para gestante que tem um sistema imunológico mais deficitário quanto para o bebê.

Antes da gestação, a mãe deve fazer a complementação do cartão vacinal. Quando nos tornamos adultos acabamos esquecendo que ainda devemos tomar vacinas e a maioria dos adultos apresenta seu cartão de vacina desatualizado. Além disso, novas vacinas foram adicionadas ao calendário vacinal e que alguns adultos não fizeram seu uso.

Na gestação, várias vacinas não podem ser realizadas, o que não significa que todas as vacinas são contraindicadas, alias algumas apresentam indicação absoluta (ou seja, toda gestante tem obrigação de fazer. Vamos conversar um pouco sobre cada uma delas permitidas na gestação:

1 – vacina contra gripe -> deve ser realizada por toda gestante nos meses de inverno. É oferecida pelo ministério da saúde por meio de campanha no mês de abril-maio para gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos. Ela também está disponível em clínicas particulares durante todo o ano. A gripe é transmitida pelas secreções respiratórias e sua transmissão apesar de ser transmitida por todo o ano é maior na época de inverno. Nesta vacina está incluída a gripe suína famosa por ser mais grave em grávidas. O ideal, se houver condições financeiras, é vacinação do pai da criança, babá, avós e parente que terão contato próximo com a criança. O preço da vacina no Rio de Janeiro varia de 50 a 100 reais.

2 – Vacina contra Tétano e difteria (dT) -> obrigatória durante a gravidez, esta vacina evita o tétano neonatal (atualmente raríssimo no Brasil pela vacinação em massa). Se a mãe apresenta a vacina realizado com menos de 5 anos, não necessita realizar. Se houver realizado as 3 doses na infância deverá realizar apenas 1 dose de reforço em qualquer época gestacional. Se não souber, o ideal é realizar as 3 doses. Está vacina está disponível pelo ministério da saúde. Existe uma vacina mais completa que só existe em âmbito particular que inclui tétano, difteria e coqueluche que o ideal é ser realizada 1 dose no 5 ao 7 mês de gestação. Esta é mais completa que confere anticorpos para o bebê contra coqueluche que é hoje uma doença que voltou a aparecer e que é grave no bebê até 2 meses quando o mesmo recebe a vacina.

3 – Febre amarela -> O ideal é não ser realizado. Porém não é uma contraindicação absoluta. Se a grávida viajar para uma área de risco deverá conversar com sua obstetra sobre o risco e benefício da vacinação.

SIGA-NOS NO Google News