Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/07/2010 10:15

Vacinação e controle fazem raiva bovina despencar

Campo Grande News/ Fernanda Mathias

Passado o período mais crítico, os focos de raiva em rebanhos bovinos de Mato Grosso do Sul estão bem aquém de números atingidos em anos anteriores.

Na avaliação do coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva, Ademar Etiro Mori, isso se deve ao trabalho das equipes de campo, que fazem o controle populacional de morcegos e também à vacinação dos animais.

De janeiro até agora são 14 focos em propriedades de seis municípios (Pedro Gomes, Alcinópolis, Cassilândia, Miranda, Naviraí e Sonora). No ano passado foram 23 focos em 12 municípios.

O inusitado neste ano foi Naviraí entrar nesta relação, porque não tinha registros anteriores da doença e desta vez cinco rebanhos foram atingidos. “A situação há está controlada”, diz Ademar.

O ápice dos casos foi entre abril e maio, mas o monitoramento continua. Dez equipes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) fazem o controle populacional de morcegos.

Hoje criadores de 11 municípios pantaneiros e peripantaneiros são obrigados a vacinar. Além disso, a recomendação é que se vacine sempre que haja focos em um raio de 12 km da propriedade.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)