Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacinação de idoso contra gripe começa no dia 17

Dourados News - 10 de abril de 2004 - 09:53

Começa no sábado da semana que vem, dia 17 de abril e vai até o dia 30, a campanha de vacinação de idosos nos postos de saúde de Mato Grosso do Sul. Esse ano a meta é atingir 70% dos idosos, ou seja, 165.387 pessoas. Para sensibilizar esse público, o tema da campanha é “Vem Vacinar”, apelo feito pelo cantor Jair Rodrigues, que está em todas as peças publicitárias.

A vacina contra a gripe deve ser tomada todo ano já que o vírus influenza, causador da doença, se modifica com freqüência. Só não devem ser imunizadas as pessoas que tenham apresentado reação alérgica grave à dose anterior e a proteínas do ovo. Também não devem ser vacinados os idosos portadores de doenças neurológicas em fase aguda comprovada.

Todos os demais precisam receber a proteção contra a gripe antes do inverno, pois com a chegada dessa estação, cresce o risco de se contrair doenças respiratórias como a pneumonia. E, ao contrário do que se diz, a vacina não provoca gripe. Quando alguém fica gripado dias após ter sido vacinado, é porque já estava contaminado pelo vírus influenza.

Para essa campanha, que tem como dia D o 17 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde está distribuindo aos municípios 180 mil doses da vacina. O idosos hospitalizados ou internados em casa geriátricas e asilos serão visitados por equipes volantes. Além da imunização contra a gripe, o Estado também está disponibilizando vacina contra o pneumococo (causador da pneumonia bacteriana), difteria, tétano e febre amarela.


SIGA-NOS NO Google News